COMUNICAÇÃO OPINIÃO

Redes sociais: aliadas do networking – por Lygia Pontes

networking
(Imagem: Divulgação)

O networking é tão importante quanto comer e dormir. Isso porque ele garante a nossa sobrevivência profissional. Justamente por isso ele deve ser feito diariamente. Mas como incluir mais um compromisso na agenda, quando mal temos tempo de fazer o que já está lá?

Esse tipo de pergunta costuma surgir porque muitos profissionais acreditam que fazer networking significa encontrar pessoalmente seus contatos. Na verdade, ele pode ser feito por vários outros meios, como as redes sociais. Nesse caso, o LinkedIn é o principal aliado nessa atividade, já que é dedicado à vida profissional dos usuários. Assim, quem tiver um perfil no site pode e deve estar disponível para falar com os demais cadastrados. Também é importante tomar cuidado com a forma como age nessa rede social pois, cada post, curtida e comentário faz com que os demais usuários criem uma imagem de você. Quando bem utilizada, os resultados podem ser incríveis.

Também é possível usar as redes sociais “mais pessoais” para fazer networking. Porém, nesse caso, ou o seu contato deixa claro que você pode segui-lo/ser amigo dele, deixa esses canais abertos para qualquer pessoa ou vocês precisam ter algum relacionamento fora do ambiente profissional. Nunca invada um espaço privado sem ser convidado. Para não errar, coloque-se no lugar da pessoa: você gostaria que um contato 100% profissional visse o que você compartilha com seus amigos e família?

Portanto, não use mais a desculpa “não tenho tempo para fazer networking”. Você pode fazer isso enquanto está no metrô, em uma sala de espera ou apenas passando o tempo olhando as redes sociais no seu celular. Aproveite as suas horas de forma útil e fazendo algo que pode auxiliar você a alcançar o sucesso profissional.

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação corporativa, decidiu se tornar advisor, consultora e palestrante para auxiliar empresas e profissionais a alcançarem o sucesso com eficiência e equilíbrio. Por meio de serviços com metodologias exclusivas e apoiados em três pilares (comportamento, comunicação e gestão), colabora com organizações para alcançarem suas metas, a partir do trabalho de funcionários motivados, e auxilia pessoas a encontrarem o caminho para a felicidade na vida profissional.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */