Redes sociais: aliadas do networking – por Lygia Pontes

O networking é tão importante quanto comer e dormir. Isso porque ele garante a nossa sobrevivência profissional. Justamente por isso ele deve ser feito diariamente. Mas como incluir mais um compromisso na agenda, quando mal temos tempo de fazer o que já está lá?

Esse tipo de pergunta costuma surgir porque muitos profissionais acreditam que fazer networking significa encontrar pessoalmente seus contatos. Na verdade, ele pode ser feito por vários outros meios, como as redes sociais. Nesse caso, o LinkedIn é o principal aliado nessa atividade, já que é dedicado à vida profissional dos usuários. Assim, quem tiver um perfil no site pode e deve estar disponível para falar com os demais cadastrados. Também é importante tomar cuidado com a forma como age nessa rede social pois, cada post, curtida e comentário faz com que os demais usuários criem uma imagem de você. Quando bem utilizada, os resultados podem ser incríveis.

Também é possível usar as redes sociais “mais pessoais” para fazer networking. Porém, nesse caso, ou o seu contato deixa claro que você pode segui-lo/ser amigo dele, deixa esses canais abertos para qualquer pessoa ou vocês precisam ter algum relacionamento fora do ambiente profissional. Nunca invada um espaço privado sem ser convidado. Para não errar, coloque-se no lugar da pessoa: você gostaria que um contato 100% profissional visse o que você compartilha com seus amigos e família?

Portanto, não use mais a desculpa “não tenho tempo para fazer networking”. Você pode fazer isso enquanto está no metrô, em uma sala de espera ou apenas passando o tempo olhando as redes sociais no seu celular. Aproveite as suas horas de forma útil e fazendo algo que pode auxiliar você a alcançar o sucesso profissional.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago