Redes sociais: aliadas do networking – por Lygia Pontes

O networking é tão importante quanto comer e dormir. Isso porque ele garante a nossa sobrevivência profissional. Justamente por isso ele deve ser feito diariamente. Mas como incluir mais um compromisso na agenda, quando mal temos tempo de fazer o que já está lá?

Esse tipo de pergunta costuma surgir porque muitos profissionais acreditam que fazer networking significa encontrar pessoalmente seus contatos. Na verdade, ele pode ser feito por vários outros meios, como as redes sociais. Nesse caso, o LinkedIn é o principal aliado nessa atividade, já que é dedicado à vida profissional dos usuários. Assim, quem tiver um perfil no site pode e deve estar disponível para falar com os demais cadastrados. Também é importante tomar cuidado com a forma como age nessa rede social pois, cada post, curtida e comentário faz com que os demais usuários criem uma imagem de você. Quando bem utilizada, os resultados podem ser incríveis.

Também é possível usar as redes sociais “mais pessoais” para fazer networking. Porém, nesse caso, ou o seu contato deixa claro que você pode segui-lo/ser amigo dele, deixa esses canais abertos para qualquer pessoa ou vocês precisam ter algum relacionamento fora do ambiente profissional. Nunca invada um espaço privado sem ser convidado. Para não errar, coloque-se no lugar da pessoa: você gostaria que um contato 100% profissional visse o que você compartilha com seus amigos e família?

Portanto, não use mais a desculpa “não tenho tempo para fazer networking”. Você pode fazer isso enquanto está no metrô, em uma sala de espera ou apenas passando o tempo olhando as redes sociais no seu celular. Aproveite as suas horas de forma útil e fazendo algo que pode auxiliar você a alcançar o sucesso profissional.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago