Redes sociais: aliadas do networking – por Lygia Pontes

O networking é tão importante quanto comer e dormir. Isso porque ele garante a nossa sobrevivência profissional. Justamente por isso ele deve ser feito diariamente. Mas como incluir mais um compromisso na agenda, quando mal temos tempo de fazer o que já está lá?

Esse tipo de pergunta costuma surgir porque muitos profissionais acreditam que fazer networking significa encontrar pessoalmente seus contatos. Na verdade, ele pode ser feito por vários outros meios, como as redes sociais. Nesse caso, o LinkedIn é o principal aliado nessa atividade, já que é dedicado à vida profissional dos usuários. Assim, quem tiver um perfil no site pode e deve estar disponível para falar com os demais cadastrados. Também é importante tomar cuidado com a forma como age nessa rede social pois, cada post, curtida e comentário faz com que os demais usuários criem uma imagem de você. Quando bem utilizada, os resultados podem ser incríveis.

Também é possível usar as redes sociais “mais pessoais” para fazer networking. Porém, nesse caso, ou o seu contato deixa claro que você pode segui-lo/ser amigo dele, deixa esses canais abertos para qualquer pessoa ou vocês precisam ter algum relacionamento fora do ambiente profissional. Nunca invada um espaço privado sem ser convidado. Para não errar, coloque-se no lugar da pessoa: você gostaria que um contato 100% profissional visse o que você compartilha com seus amigos e família?

Portanto, não use mais a desculpa “não tenho tempo para fazer networking”. Você pode fazer isso enquanto está no metrô, em uma sala de espera ou apenas passando o tempo olhando as redes sociais no seu celular. Aproveite as suas horas de forma útil e fazendo algo que pode auxiliar você a alcançar o sucesso profissional.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

5 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

5 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

5 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

5 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago