Ter uma presença nas redes sociais é quase que uma obrigação no mundo globalizado. Hoje, pessoas, marcas e empresas fazem uso dos seus perfis para criar conexão com outras pessoas e públicos, expressando opiniões e gerando engajamento.
Mas as redes sociais também possuem uma incrível aplicação para o jornalismo. Graças aos conteúdos para Instagram, Facebook ou Twitter, o profissional que atua nas redações ou produção de notícias online consegue ter acesso a informações que podem gerar grandes furos de reportagem. Além de acesso rápido e direto a artistas e qualquer personalidade de qualquer editoria que o jornalista cubra.
Mas as redes sociais também são um terreno fértil para fofocas e disseminação de notícias falsas, as chamadas “fake news”. Como jornalista, enquanto usa as plataformas para disseminar notícias e suas opiniões, é preciso manter seu posicionamento íntegro, zelando pelos valores da profissão.
Criar conteúdo para as redes sociais é uma ótima forma para gerar engajamento e visibilidade para uma marca ou pessoa. O bom conteúdo cria uma relação duradoura e natural com seus seguidores e leitores.
Por isso, daremos 5 dicas essenciais de boas práticas para jornalistas nas redes sociais, e assim evitar grandes transtornos que possam prejudicar sua credibilidade.
Na medida em que você é um profissional de renome em sua editoria, sua opinião será levada em conta quando postar notícias ou seu posicionamento. Logo, muitas pessoas irão te adicionar para ver seus posts em primeira mão. Quem sabe até interagir com você de forma mais próxima.
O que nos apresenta um dilema pois, como profissionais da notícia, queremos que o maior número de pessoas veja e compartilhe as postagens. Porém, esse mesmo contato pode atrair o tipo de atenção indesejada.
Uma boa solução para isso é não aceitar a amizade de quem você não conhece, apenas habilitando o seu perfil para “seguidores” e não “solicitar amizade”. Assim as pessoas terão acesso às suas postagens que são públicas, e as privadas serão vistas apenas por quem você desejar.
Uma outra solução para evitar pessoas indesejáveis tendo acesso a suas informações pessoais é criar um segundo perfil, mais institucional, destinado a postar suas notícias e posicionamento para o seu público.
Deixe seu perfil pessoal para sua vida privada, seus amigos e parentes. Dessa forma, você conseguirá administrar ambas as contas sem ter que se preocupar com suas informações mais pessoais sendo vistas por todos.
Agora que você possui uma conta mais “institucional”, é importante que nela você permita que as pessoas cheguem até você. Para perguntar, cobrar, sugerir, receber elogios e reclamações. Para um jornalista, o contato com seus leitores/espectadores é de suma importância.
Deixe visíveis as seguintes informações:
Um jornalista que não se comunica com as pessoas é um jornalista morto.
Se souber onde procurar, as redes sociais são um terreno fértil para achar ideias muito interessantes para novas pautas. Uma boa forma de acompanhar o que está acontecendo e se manter atualizado é seguindo as hashtags. No Twitter, por exemplo, as hashtags mais comentadas ganham destaque e, logo, é possível acompanhar tudo de mais atual que está acontecendo no país e no mundo sobre determinado assunto.
Outra aplicação das hashtags é atrair a atenção das pessoas para os seus posts. Usando uma hashtag que esteja em alta, sua publicação aparecerá para mais e mais usuários das redes, o que aumenta seu alcance e, consequentemente, suas curtidas.
De forma geral, ao realizar esse monitoramento nas redes sociais de perto é possível gerar grandes insights para uma melhor estratégia de divulgação, o que facilita na hora de se comunicar com seus leitores e seguidores.
Sem esse monitoramento, além de não saber o que está em maior evidência no momento, você não teria conhecimento de quaisquer avaliações negativas que seu trabalho possa receber. Dessa forma, prejudicando diretamente a sua credibilidade profissional.
Essa é uma dica um tanto óbvia, mas é válida de ressaltar: nas redes sociais, você é o produtor e responsável pelo conteúdo. O que significa que cabe a você revisar o que escreve e se irá publicar ou não.
Você é responsável por tudo que publica na sua rede. Por isso, pense duas vezes antes de publicar desabafos ou algo no calor do momento. Use sempre do bom senso antes de seguir com a publicação.
Atualmente, o terror de qualquer profissional são as fake news, que trazem toda a sorte de desinformação para a população e acabam com toda a credibilidade do jornalista. Por isso siga essas 6 dicas para evitar compartilhar fake news nas redes sociais:
O jornalismo, assim como as outras mídias, segue em constante evolução. As redes sociais não vão substituir o trabalho tradicional das notícias, mas pense nelas como um canal para atingir um público maior e ter mais interatividade com ele.
Segundo o IBGE, hoje 140 milhões de brasileiros consomem todo o tipo de conteúdo através das mídias sociais em seus smartphones. Logo, a melhor dica para o jornalista se adaptar a esse novo cenário é entendê-lo e estudar novas técnicas para atingir esse público, como o marketing digital, por exemplo, para dar a evidência que você deseja como jornalista profissional.
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