A área de comunicação — e de humanas, em geral — tem uma natureza complexa. Dificilmente, fórmulas se aplicam a ela e os rápidos avanços tecnológicos têm colocado em xeque, ainda mais, a importância de se organizar em meio a esse ambiente em constante transformação.
A questão é: como fazer isso sem perder os prazos e oportunidades de trabalho, e ainda de maneira organizada?
Para Roger Spalding, que gerencia o time de marketing no Brasi.l e na América Latina da multinacional Air Liquide, o ponto inicial consiste em usar sua experiência para identificar melhorias sem, antes, pesquisar, testar, provar teorias e experimentar gradualmente.
Trata-se de um setor dinâmico. Por isso, seus profissionais têm de aprender a “trocar o pneu com o carro andando”, como ele próprio define. É aplicar as mudanças e oportunidades identificadas de maneira gradual. “Precisa ser ágil, se adaptar constantemente e ler sinais que a organização dá, e também o que está intrínseco na cultura da empresa. E aí fazer mudanças gradativamente”.
A transformação personalizada, então, é um caminho que pode ser eficiente quando associado a um conceito de “mentalidade ágil”. É importante testar as mudanças na prática, senti-las já inseridas na rotina e não com um extenso e demorado planejamento que vai ser obsoleto, quando aplicado, ou não vai render o esperado e todo o tempo investido ficou para trás.
Na comunicação, a mentalidade ágil convive com o dinamismo da área de comunicação. Tudo acontece a todo momento, ininterruptamente, e isso deve ser feito na busca por gargalos e também por oportunidades para serem aplicadas gradualmente, em um constante trabalho de experiências e aprendizados.
Este foi o tema da edição #258 do Podcast-se, em que Roger Spalding contou detalhadamente como fez a reestruturação da área de comunicação da Air Liquide. Você ouve o episódio completo do podcast abaixo.
O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já tem quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…