Renúncia de Temer, “pau-mandado” de Eduardo Cunha e “anal” na GloboNews. Noticiário político sofre com “barrigas”

Quem lida com a prática jornalística sabe que, por inúmeras vezes, “barriga” é mais do que uma parte do corpo humano. A palavra é usada entre amigos da comunicação para designar erros e conteúdos imprecisos veiculados por algum órgão midiático. Com a efervescência da política brasileira nos últimos dias, “barrigas” surgiram na imprensa. Equívocos estiveram relacionados ao presidente Michel Temer, ao sucessor de Aécio Neves no comando do PSDB e a uma suposta gafe cometida pela equipe da GloboNews.

Alvo da delação premiada de Joesley Batista, dono da JBS, Michel Temer segue no posto de presidente da República [ao menos] até o fim da tarde desta sexta-feira, 19. Blogueiro de O Globo, Ricardo Noblat cravou que o peemedebista “decidiu renunciar”. O jornalista chegou a relatar que a saída do político estaria programada para o “início da noite” de ontem. Mesmo transformando-se em uma “barriga”, o texto divulgado originalmente às 15h06 de ontem segue inalterado, com o colunista usando as redes sociais para pontuar ter a certeza de que a sequência do governo Temer será “temporária”.

Também pelo ambiente online de O Globo, veículo que noticiou em primeira mão detalhes sobre a delação de Joesley Batista, outro colunista cometeu “barriga”. Com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) enrolado por causa de conversa gravada com o empresário da JBS, Jorge Bastos Moreno publicou em seu blog que o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) era o novo presidente nacional dos tucanos. As horas se passaram e quem foi confirmado no comando do partido foi o senador cearense Tasso Jereissati.

A movimentação na presidência tucana fez com que Moreno mantivesse a crítica a Sampaio, definido como alguém que “já foi pau-mandado de Cunha”, mas alterasse outros elementos da postagem. No título, por exemplo, saiu “novo presidente do PSDB” e entrou “tucano”. O texto, anteriormente garantindo que o parlamentar paulista já era o novo manda-chuva da legenda, informa que Carlos Sampaio apenas foi “o candidato da bancada do PSDB na Câmara à presidência do partido”. No Twitter, entretanto, a postagem com a informação equivocada segue no ar.

O terceiro erro relacionado à cobertura política que a reportagem do Portal Comunique-se captou envolve outro veículo mantido pelo Grupo Globo. Dessa vez, contudo, foram outras redações as protagonistas da “barriga”. Segundo sites como Brasil 247, Catraca Livre e Blog da Keila Jimenez/R7, a GloboNews supostamente exibiu chamada de que o dono da JBS teria gravado Temer “dando anal para compra de silêncio de Cunha”. A informação, porém, nunca foi exibida pela emissora da TV por assinatura. Surgida nas redes, uma montagem dava a entender que a equipe do canal tinha confundido “aval” com “anal” – o que não ocorreu.

Montagem fez sites acreditarem em gafe da GloboNews, o que não ocorreu

Acusador do suposto erro da GloboNews, o Brasil 247 tirou a matéria do ar (a URL direciona para a home). Keila Jimenez ajustou o texto no R7 e explicou que a emissora foi alvo de arte maldosa que viralizou nas mídias sociais. Dos três, o Catraca Livre foi o único a assumir o próprio erro, registrando ter se tornado vítima da ação fake por causa da “pressa toda”. “[A] imagem é falsa. Não houve erro algum por parte da GloboNews na hora de divulgar a notícia do dono da JBS que gravou o momento em que o presidente Temer deu o AVAL para compra de silêncio de Cunha”, admitiu a página de cultura e variedades.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

22 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

22 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

22 horas ago

Novos meios de pagamento vão impulsionar e-commerce

Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…

22 horas ago

Créditos de Carbono: receitas podem chegar a até 130 bilhões

A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…

22 horas ago

SEEN Safety e AHM Solution firmam parceria para atuar em segurança logística

Empresa de São Paulo é certificada para implantar e prestar suporte ao sistema IRIS de…

22 horas ago