O caso, envolvendo o Jairo Nascimento e o Esporte Clube Pinheiros, foi divulgado pela emissora no programa ‘CNN Domingo’
O jornalista Jairo Nascimento foi vítima de racismo durante uma reportagem. O fato ocorreu durante a gravação de uma matéria no Esporte Clube Pinheiros, quando a diretora-adjunta de comunicação duvidou que ele seria o repórter encarregado pela matéria. A situação foi noticiada pela CNN Brasil, que lembrou outros casos em que o clube foi acusado de preconceito.
De acordo com a emissora, ao chegar no clube para iniciar as gravações, Jairo foi questionado sobre quem seria o repórter responsável. Apesar de já ter feito a identificação no local, ele respondeu a diretora de comunicação, que duvidou.
Leia mais:
- Empreendedorismo para jornalistas é tema de evento online
- Mais um jornal impresso encerra a sua história no Brasil
“A nossa equipe já estava identificada aqui no Esporte Clube Pinheiros e ia iniciar a gravação. Fomos recebidos com uma pergunta: ‘quem é o repórter?’.O repórter sou eu, que sou negro. Foi aí que a reportagem virou um caso de discriminação”, afirma Jairo durante a matéria transmitida pelo canal.
Além disso, a CNN Brasil informou ainda que, em seguida, outro diretor também questionou a isenção da reportagem, afirmando que o material poderia ser tendencioso. Ao final, a reportagem foi cancelada e deu espaço à matéria denunciando o comportamento do clube com o jornalista, que ganhou espaço nas diferentes plataformas em que a CNN Brasil atua.
Apoio de jornalistas
Nas redes sociais, o canal divulgou o conteúdo e ganhou o apoio de outros jornalistas. Carla Vilhena utilizou seu perfil no Twitter para criticar o Pinheiros e prestar apoio ao colega de profissão. Na publicação. “Lamentável que um clube tão tradicional como o Pinheiros insista no erro”.
Sim, o Jairo Nascimento é não “só“ um repórter, como também um dos nossos profissionais mais talentosos. Lamentável que um clube tão tradicional como o Pinheiros insista no erro. https://t.co/HkMo06N2cE
— Carla Vilhena (@carlavilhenaa) March 21, 2021
Além dela, Daniela Lima também comentou a situação. No posto na rede social, ela ressaltou a força de Jairo e a importância da luta contra o racismo. O mesmo posicionamento foi dado por Fernando Nakagawa sobre o assunto.
Jairo Nascimento é guerreiro, diligente e destemido. Ele não vai se abater. Mas a luta contra o racismo é de todos. Força, querido @ojaironasci . Eles passarão, vc passarinho. https://t.co/HXhQ1YsG6m
— Daniela Lima (@DanielaLima_) March 21, 2021
Uma amostra de como o racismo está nos pequenos e grandes gestos. Meu apoio e carinho ao @ojaironasci que sairá maior do episódio. A luta contra deve ser diária e hoje é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial https://t.co/7UvVlWWYpd
— Fernando Nakagawa (@fnakagawa) March 21, 2021
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo: