Repórter Veja é ameaçado após reportagem sobre Michelle Bolsonaro

Nonato Viegas foi autor do texto “O drama de Michelle: avó traficante e mãe acusada de falsificação”. Após publicação na Veja, repórter se tornou alvo de ameaças por fãs da família Bolsonaro

Após a publicação da reportagem “O drama de Michelle: avó traficante e mãe acusada de falsificação”, em 15 de agosto, o repórter Nonato Viegas (Veja) passou a ser alvo de ameaças e ofensas em suas redes sociais. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), insatisfeitos com o conteúdo da reportagem, expõem a imagem do jornalista e de sua família com comentários homofóbicos. Alguns enviaram ameaças por meio de mensagens privadas e comentários em fotos.

É a segunda vez que o repórter da Veja é alvo de homofobia e ameaças em suas redes após a publicação de uma reportagem sobre a família Bolsonaro. Em 2018, ainda no período eleitoral, Nonato Viegas relatou agressões verbais e homofobia após a publicação da reportagem “O outro Bolsonaro”.

Uma das origens das postagens que expõem o repórter e seu marido é a conta do Twitter @NaBocaDo_Povo, com 10,9 mil seguidores. “Nonato Viegas, esse é o canalha que expôs a vida da primeira-dama na Veja. Olha ele aí na foto se casando, vamos expôr a vida dele também”. Esse texto foi retuitado 1,4 mil vezes e teve 2,2 mil curtidas até as 16h de 19 de agosto.

Em resposta a esta postagem, o usuário identificado como “Arley Pátria Amada Brasil” conclama: “é galera. Tá na hora da gente largar de sermos frouxos e pacifistas. Acho que tá na hora de beber sangue. Canalha não merece misericórdia” (sic).

Mais ameaças

No Facebook, a página Levanta Brasil publicou a imagem de Nonato Viegas com os dizeres em letras maiúsculas “esse vagabundo militantes que estao expondo a vida imtima da primeira dama e todos que cercam o governo bolsonaro sem carater e sem ideal eles atacam em assuntos que nao tem maior importancia e transforma em mentiras e ofensas covardia desse bandido da midia vamos dexa lo famoso” (sic). A publicação tinha mais de 12 mil compartilhamentos. Hugo Marques, que também assina a reportagem, e Thiago Bronzatto, editor da Veja, também tiveram as imagens divulgadas na página.

Em comentários no seu perfil de Facebook e mensagens na mesma plataforma, Nonato Viegas recebeu ameaças. O usuário Jefferson Willian Coelho publicou um post com a foto do repórter e de seu marido com os dizeres “não vamos te deixar em paz vamos perguntar tanto que tua vida vai virar um inferno sua bicha”. Antonio Falavigna Primo enviou a mensagem “Gostaria de te encontrar vagabundo. (…) Nós vamos te encontrar”.

Repúdio às ameaças

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) manifesta solidariedade a Nonato Viegas, Hugo Marques e Thiago Bronzatto. As ofensas homofóbicas e ameaças contra Viegas devem ser investigadas e seus autores, devidamente punidos pelas autoridades competentes. O ataque a jornalistas por causa do que publicam é um ataque à democracia – e, como tal, merece repúdio. O presidente deveria usar a influência que exerce sobre seus apoiadores em redes sociais para desencorajar esse tipo de ação.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Prêmio MPB divulga os TOP 10 da primeira fase

A classificação de todos os inscritos pode ser conhecida no site do prêmio

19 horas ago

Mercado global de tatuagens cresce e deve dobrar até 2032

Millennials e a Geração Z são um dos principais propulsores do setor

19 horas ago

Estigma com Alzheimer é uma das causas do diagnóstico tardio

Doença de Alzheimer afeta cerca de 55 milhões de pessoas no mundo.

19 horas ago

PL Connection premia melhores marcas próprias do varejo no Brasil

A cerimônia contemplou cinco categorias: Marca própria mais querida, Melhor design de embalagem, Melhor case…

19 horas ago

Empresa explica como acertar na contratação de quem fará a instalação elétrica

Segundo o consultor técnico da COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão,…

19 horas ago

Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Projeto da SAS Brasil promove assistência de saúde especializada às populações das cidades atingidas pelas…

19 horas ago