A redação do R7 tem, agora, 21 jornalistas a menos. Em reunião realizada no auditório do RH da Record TV na tarde desta sexta-feira, 15, a diretoria informou sobre a “reestruturação” que colocou fim no contrato de trabalho dos profissionais. Editores, repórteres e estagiários demitidos estavam presentes na paralisação que questionou a empresa sobre a mudança no esquema de plantão. À época do movimento, a emissora já tinha cortado seis pessoas do time. Isso quer dizer que praticamente todos os envolvidos no ato foram desligados.
A reportagem do Portal Comunique-se apurou que nesta tarde a diretoria da Record TV, incluindo o chefe de redação André Caramante, reuniu toda a redação do R7 para informar que o esquema de plantão 2×1 (folga dois fins de semana e trabalha um) será aprovado em detrimento do atual modelo 3×1. No final da conversa, o time foi liberado para voltar ao trabalho, exceto 20 jornalistas, que foram demitidos. Os profissionais não foram desligados por justa causa. A empresa alegou que a medida se trata de reestruturação. Na tarde de quinta-feira, 14, um estagiário já havia sido dispensado. A apuração mostra que o jovem atuou como “porta-voz” no episódio da paralisação. O estudante teria levantando questões que precisariam melhorar no ambiente.
O Comunique-se questionou a Record TV sobre a situação. A empresa informou, contudo, que não vai comentar o assunto.
Na tarde de 30 de novembro, a redação do R7 resolveu paralisar as atividades. Ação que ocorreu depois de comunicado enviado que dava conta sobre as mudanças na escala de trabalho. Formato que vai mudar a partir de janeiro de 2018. Atualmente, o time tem esquema de 3×1 (folga três fins de semana e trabalha um). No próximo ano, será 2×1. A proposta da Record TV em alterar o modelo não menciona qualquer mudança no salário dos funcionários. A empresa apenas informou que a escala é adotada pelo jornalismo da televisão. A novidade, segundo o canal, chega em razão da convergência entre as equipes.
Na ocasião, os jornalistas escreveram carta à direção explicando a paralisação e solicitando que a diretoria pudesse conversar com o grupo sobre a medida arbitrária. “Nós, da redação do R7, informamos que decidimos paralisar nossas atividades até às 16h de sexta-feira, 1° de dezembro, para manifestar nossa insatisfação com a decisão de instituir o plantão 2×1 em detrimento do plantão 3×1. Às 16h de sexta-feira, faremos assembleia para decidirmos o que fazer, se continuamos ou não paralisados. Pedimos que essa decisão seja revista”, dizia o texto.
No dia seguinte, 1° de dezembro, a empresa de comunicação demitiu 6 jornalistas – quatro editores, um repórter e um redator do ‘Hora-7’. Todos participavam da mobilização ao lado dos mais de 30 jornalistas dos times de notícias, entretenimento, esportes, home e mídias sociais do site.
A história ainda envolve o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que esteve na Record TV, mas não foi recebido pela direção da empresa.
Empresa brasileira de suplementação alimentar comemora aumento de produção em 2024, chegando a 10,9 milhões…
A CONTENUR, empresa especializada na fabricação, manutenção e limpeza de contentores para Resíduos Sólidos Urbanos…
No Dia do Cacau (26/3), Ricosti Cosméticos celebrou a importância dos ingredientes naturais para o…
Premiação da ABRH Paraná reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas das organizações
Entre os tópicos a serem abordados estão a inteligência artificial e ESG, governo sustentável, ação…
Central de serviços gratuitos oferece valor agregado para o segmento "brindeiro"