A redação do R7 tem, agora, 21 jornalistas a menos. Em reunião realizada no auditório do RH da Record TV na tarde desta sexta-feira, 15, a diretoria informou sobre a “reestruturação” que colocou fim no contrato de trabalho dos profissionais. Editores, repórteres e estagiários demitidos estavam presentes na paralisação que questionou a empresa sobre a mudança no esquema de plantão. À época do movimento, a emissora já tinha cortado seis pessoas do time. Isso quer dizer que praticamente todos os envolvidos no ato foram desligados.
A reportagem do Portal Comunique-se apurou que nesta tarde a diretoria da Record TV, incluindo o chefe de redação André Caramante, reuniu toda a redação do R7 para informar que o esquema de plantão 2×1 (folga dois fins de semana e trabalha um) será aprovado em detrimento do atual modelo 3×1. No final da conversa, o time foi liberado para voltar ao trabalho, exceto 20 jornalistas, que foram demitidos. Os profissionais não foram desligados por justa causa. A empresa alegou que a medida se trata de reestruturação. Na tarde de quinta-feira, 14, um estagiário já havia sido dispensado. A apuração mostra que o jovem atuou como “porta-voz” no episódio da paralisação. O estudante teria levantando questões que precisariam melhorar no ambiente.
O Comunique-se questionou a Record TV sobre a situação. A empresa informou, contudo, que não vai comentar o assunto.
Na tarde de 30 de novembro, a redação do R7 resolveu paralisar as atividades. Ação que ocorreu depois de comunicado enviado que dava conta sobre as mudanças na escala de trabalho. Formato que vai mudar a partir de janeiro de 2018. Atualmente, o time tem esquema de 3×1 (folga três fins de semana e trabalha um). No próximo ano, será 2×1. A proposta da Record TV em alterar o modelo não menciona qualquer mudança no salário dos funcionários. A empresa apenas informou que a escala é adotada pelo jornalismo da televisão. A novidade, segundo o canal, chega em razão da convergência entre as equipes.
Na ocasião, os jornalistas escreveram carta à direção explicando a paralisação e solicitando que a diretoria pudesse conversar com o grupo sobre a medida arbitrária. “Nós, da redação do R7, informamos que decidimos paralisar nossas atividades até às 16h de sexta-feira, 1° de dezembro, para manifestar nossa insatisfação com a decisão de instituir o plantão 2×1 em detrimento do plantão 3×1. Às 16h de sexta-feira, faremos assembleia para decidirmos o que fazer, se continuamos ou não paralisados. Pedimos que essa decisão seja revista”, dizia o texto.
No dia seguinte, 1° de dezembro, a empresa de comunicação demitiu 6 jornalistas – quatro editores, um repórter e um redator do ‘Hora-7’. Todos participavam da mobilização ao lado dos mais de 30 jornalistas dos times de notícias, entretenimento, esportes, home e mídias sociais do site.
A história ainda envolve o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que esteve na Record TV, mas não foi recebido pela direção da empresa.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…