JORNALISMO

Record demite jornalistas do R7

r7 jornalistas demitidos - record
Redação do R7 segue paralisada nesta sexta-feira, 1° de dezembro (Imagem: Divulgação)

Equipe de jornalistas do R7 promoveu paralisação nesta semana após mudança na escala de plantão. Direção da Record segue sem falar sobre o assunto

Na tarde de quinta-feira, 30, os jornalistas do R7 decidiram parar as atividades após receber por e-mail comunicado que dava conta sobre a mudança no esquema de plantão, que deve deixar de ser 3×1 (folga três fins de semana e trabalha um) e se tornar 2×1 a partir de janeiro. Com mobilização que segue até esta sexta-feira, 1° de dezembro, os profissionais do portal de notícias, que é mantido pela Record, queriam discutir a mudança, mas a empresa de comunicação promoveu cortes no time.

A reportagem do Portal Comunique-se apurou que quatro editores, um repórter e um redator do ‘Hora-7’ foram desligados nesta sexta-feira. Ambos participavam da mobilização ao lado dos mais de 30 jornalistas que fazem parte dos times de notícias, entretenimento, esportes, home e mídias sociais do site. Além disso, fontes informaram que existe a ameaça de “demissão por justa causa” para os colaboradores que seguem no movimento.

Leia mais

Nesta manhã, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo esteve na Record TV novamente, mas a empresa continua se recusando a falar com a entidade. No horário do almoço, às 13h, a direção do site conversou com os jornalistas na calçada em frente à sede do grupo. Chefe de redação do R7, André Caramante estava presente no encontro e ouviu as reivindicações dos profissionais, que pedem negociação sobre o esquema de plantão e condições de trabalho, além de garantia de que ninguém seja demitido no período de três meses. Após a conversa, a direção do R7 não se manifestou sobre os pontos, apenas pediu para que tudo fosse entregue por escrito, o que foi feito logo em seguida.

Ainda de acordo com a apuração, os jornalistas estão recebendo ligações da direção da Record em seus celulares. “Estão tentando nos coagir”, informou uma das fontes. No total, quatro profissionais já retornaram ao trabalho. Os outros seguem em frente à emissora, conforme previsão feita no início do movimento.

O Portal Comunique-se voltou a falar com a Record na tarde desta sexta-feira, mas a empresa segue com o posicionamento de que não vai comentar o caso.

*matéria atualizada às 18h30.

SOBRE O AUTOR

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

2 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino