Em tributo ao jornalista e treinador de futebol João Saldanha, que faria cem anos nesta segunda-feira, 3, o programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, apresentou uma edição temática em sua homenagem, ao vivo.
Para falar sobre o renomado cronista que além da carreira na imprensa esportiva jogou futebol pelo Botafogo e treinou a seleção brasileira, a apresentadora Vera Barroso recebeu o jornalista André Siqueira, biógrafo de Saldanha; viúva Thereza Bulhões; o ex-jogador Afonsinho e o pesquisador e também jornalista esportivo Roberto Assaf.
O especial do ‘Sem Censura’ resgata entrevistas do célebre treinador a partir do acervo da emissora. O programa traz imagens de arquivo da TVE do Rio de Janeiro em que João Saldanha conta histórias de sua trajetória dentro e fora dos campos. Com tiradas certeiras, o jornalista era considerado um dos mais importantes cronistas esportivos do país.
Apelidado por Nelson Rodrigues de João Sem-Medo, o lendário João Saldanha foi atleta do Botafogo e defendeu o glorioso nos gramados. Abandonou a carreira cedo para fazer jornalismo. Na imprensa, Saldanha foi referência na crônica esportiva brasileira.
Já como técnico de futebol, além de dirigir o Botafogo na campanha do título estadual de 1957, Saldanha também treinou a seleção brasileira. Ele montou o elenco para as Eliminatórias e classificou o país para a Copa do Mundo de 1970.
A equipe formada por Saldanha reunia craques como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão e Pelé. Poucos meses antes da Copa no México, Saldanha foi afastado do comando da seleção canarinho que foi tricampeã sob o comando do Velho Lobo, Zagallo.
https://www.facebook.com/semcensuratv/videos/1334303086689605/