COMUNICAÇÃO

‘Sem Censura’ celebra centenário de João Saldanha

joão saldanha - sem censura - tv brasil
João Saldanha faria 100 anos neste dia 3 de julho de 2017 (Imagem: Arquivo)

Em tributo ao jornalista e treinador de futebol João Saldanha, que faria cem anos nesta segunda-feira, 3, o programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, apresentou uma edição temática em sua homenagem, ao vivo.

Para falar sobre o renomado cronista que além da carreira na imprensa esportiva jogou futebol pelo Botafogo e treinou a seleção brasileira, a apresentadora Vera Barroso recebeu o jornalista André Siqueira, biógrafo de Saldanha; viúva Thereza Bulhões; o ex-jogador Afonsinho e o pesquisador e também jornalista esportivo Roberto Assaf.

O especial do ‘Sem Censura’ resgata entrevistas do célebre treinador a partir do acervo da emissora. O programa traz imagens de arquivo da TVE do Rio de Janeiro em que João Saldanha conta histórias de sua trajetória dentro e fora dos campos. Com tiradas certeiras, o jornalista era considerado um dos mais importantes cronistas esportivos do país.

Apelidado por Nelson Rodrigues de João Sem-Medo, o lendário João Saldanha foi atleta do Botafogo e defendeu o glorioso nos gramados. Abandonou a carreira cedo para fazer jornalismo. Na imprensa, Saldanha foi referência na crônica esportiva brasileira.

Já como técnico de futebol, além de dirigir o Botafogo na campanha do título estadual de 1957, Saldanha também treinou a seleção brasileira. Ele montou o elenco para as Eliminatórias e classificou o país para a Copa do Mundo de 1970.

A equipe formada por Saldanha reunia craques como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão e Pelé. Poucos meses antes da Copa no México, Saldanha foi afastado do comando da seleção canarinho que foi tricampeã sob o comando do Velho Lobo, Zagallo.

Um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil completaria cem anos hoje. Este #SemCensura é dedicado a João Saldanha!A jornalista e professora Thereza Bulhões conta um pouco da vida conjugal com o jornalista. O médico e ex-jogador de futebol Afonsinho relembra a amizade com Saldanha. Já o jornalista e pesquisador Roberto Assaf fala do legado deixado pelo nosso homenageado. E o escritor André Siqueira fala sobre o livro "Vida que segue: os 100 anos de João Saldanha". Participe com perguntas e comentários

Publicado por Sem Censura em Segunda, 3 de julho de 2017

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas