Portal Comunique-se

Senado promete votar projeto que atualiza atribuições do repórter cinematográfico

nutra brasil - topo mega banner

Proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais e busca definir atribuições do repórter cinematográfico

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no dia 04/04/2020 o projeto que atualiza a definição das atribuições do repórter cinematográfico. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 161/2015 segue para análise em Plenário.

Pelo texto do deputado Laercio Oliveira (PP-SE), o repórter cinematográfico hoje é “aquele a quem cabe registrar cinematograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico”. Com a atualização proposta no Decreto Lei 972, de 1969, ele passa a ser “o profissional que exerce atividades externas, envolvendo tanto a captação como a edição e exibição de som e imagem por meio de equipamento eletrônico de filmagem, portátil ou não, para registrar quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico de forma profissional”.

Leia mais:

• Técnicas de jornalismo investigativo é tema de curso online gratuito
• Brasil registra 20 casos de violência contra mulheres jornalistas

O relator, senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), concordou com essa alteração. Mas retirou do projeto o trecho que atualizaria uma das atribuições do radialista (regidas pela Lei 6.615, de 1978). Segundo o texto que veio da Câmara, o cinegrafista radialista teria ampliada a atividade de “tratamento e registros visuais” para “tratamento e registros visuais, envolvendo tanto a captação como a edição e exibição de som e imagem no âmbito da emissora, por meio de equipamento eletrônico de filmagem, portátil ou não”.

Segundo Kajuru, a nova descrição também se aplica a sonoplastas, controladores de programação, operadores de controle mestre, editores de mídia audiovisual, iluminadores, assistentes de operações audiovisuais, operadores de câmera, operadores de mídia audiovisual e técnicos de sistemas audiovisuais. Caso o trecho fosse aprovado, impediria outros profissionais de exercer tais atividades, que passariam a ser privativas dos cinegrafistas radialistas. Para evitar “invasão de competências”, ele suprimiu essa parte do projeto.

Compartilhe

Agência Senado

Agência de notícias oficial do Senado Federal, com cobertura de atividades legislativas e institucionais.

nutra brasil - topo mega banner