Mais um Dia do Jornalista chega e, com ele, reflexões sobre o papel da imprensa na sociedade. Mas o que a profissão representa para quem dá vida a ela, os próprios jornalistas? De desafios diários a poesia, profissionais de todo o país resumiram sua relação com a categoria que representam.
A data comemorada em 7 de abril foi criada em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e é uma homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos. Ela remete à renúncia do então imperador Dom Pedro I (ao qual Badaró era oposicionista), em 1831. O dia foi escolhido também para a criação oficial da entidade, que completa 114 anos nesta quinta-feira.
Em 2022, o Dia do Jornalista ganha um significado ainda maior e remete aos desafios e riscos vividos por esses profissionais em busca das notícias (seja no Brasil ou na cobertura de guerra, com enviados ao conflito entre Rússia e Ucrânia). Segundo o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), apenas no Brasil ao menos 230 ataques verbais e/ou físicos contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação foram registrados no último ano
Mesmo em meio a esse cenário, o jornalismo segue “na veia” e pode ser percebido, ainda, em iniciativas da categoria: jornalistas têm investido em projetos independentes, conteúdos de áudio e vídeo e redes de apoio. Os “desertos de notícias”, por exemplo, foram reduzidos em 9,5% no Brasil, segundo edição mais recente do Atlas da Notícia.
Com o objetivo de entender — e refletir — sobre o significado da profissão nos dias atuais, perguntamos para jornalistas de todo o Brasil o que é ser jornalista para eles. A questão foi levantada por meio de ação realizada pela plataforma Comunique-se 360 junto à comunidade de jornalistas presentes no serviço de mailing de imprensa oferecido pela media tech.
Veja, abaixo, os relatos de alguns jornalistas:
“Ser jornalista é… ter sensibilidade e empatia em cada fato narrado, cada informação publicada, é ser um tradutor fiel dos anseios da sociedade, é registrar com ética, com verdade e compromisso. É acreditar que nós somos agentes de mudança e multiplicador de oportunidades e soluções na vida das pessoas.”
Ana Amélia Coelho Lemos
Radio Grande Rio FM – Petrolina (PE)
“Ser jornalista é… ser persistente na busca da verdade e aguentar o tranco.”
Eliane Cantanhêde
Estadão – São Paulo (SP)/GloboNews – Rio de Janeiro (RJ)/Rádio Eldorado – São Paulo (SP)/Rádio Jornal de Pernambuco (PE)
“Ser jornalista é….ser resiliente, persistente e sobretudo comprometido com as causas sociais.”
Fátima Brandão
Rádio Subáe – Feira de Santana (BA)
“Ser jornalista é… esquecer que o dia tem 24 horas!”
Jean Luiz Féder
Site Now Boarding – Curitiba (PR)
“Ser jornalista é… ‘aprender, experimentar, sentir, ver e ouvir tudo’.”
Luciamem Winck
Jornal Correio do Povo – Porto Alegre (RS)
“Ser Jornalista é… ser um eterno contador de histórias reais, um leal soldado em busca da verdade, que faz o que ama. Jamais conheci um jornalista que não gostasse do que faz. Mas também uma profissão que sofre com a desvalorização, com salários menores, cargas horárias gigantescas, principalmente no interior. É preciso nesta data relembrar sim das coisas boas que o jornalista representa e faz, mas também lembrar do profissional que acorda cedo, dorme tarde, trabalha com medo, mas jamais deixa de realizar sua missão que é informar.”
Leandro Zanotto
Jornal e TV Bom Dia – Erechim (RS)
“Ser jornalista é… ter ódio e nojo à mentira.”
Aziz Filho
Diário do Porto – Rio de Janeiro (RJ)
“Ser jornalista é… compreender que as palavras têm sim o poder de transformar a nossa sociedade!”
Ana Claudia Martins
Jornal Cruzeiro do Sul – Sorocaba (SP)
“Ser jornalista é… desmascarar inverdades em questões de segundos! Ser jornalista é estar sempre ao lado dos mais dilacerados e oprimidos! Ser jornalista é levar a boa notícia a todos os quatro cantos do país! Ser jornalista é atuar ao lado da justiça, para haver menos injustiça!”
Eduardo Leoni
Grupo Acontece de Comunicação – Ribeirão Preto (SP)
“Ser jornalista é… se ater à verdade nua crua, sem interesses e sem predileções. É um ato de coragem e uma missão solitária.”
Lilian Mancuso
Jornal Empresas & Negócios – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… lutar contra as fake news todos os dias e ainda ser acusado de disseminar fake news.”
Manoel Paulo
Portal EasyCOOP – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… fascinante, por vários motivos: maravilha para curiosos que gostam de saber antes o que vai ser notícia depois; oportunidade invulgar de conhecer pessoas fascinantes, lugares espetaculares, temas controversos; viajar, viajar, viajar para lugares exóticos (ou nem tanto). E, no final do mês, ainda ser pago por isso.”
Humberto Trezzi
Zero Hora – Porto Alegre (RS)
“Ser jornalista é… preservar sua fonte, ser ético e, principalmente, trabalhar com a verdade!”
Antonio Matos
Jornal do Comércio – Fortaleza (CE)
“Ser jornalista é… acordar cedo e saber de todas as notícias e procurar com sua vivência e capacidade de trabalho, formar opinião. Ser jornalista é ter a competência, sabedoria e vivência e saber se dedicar a esse trabalho tão fantástico, como um vício da notícia e compromisso com a verdade. Viva o jornalista comprometido com a verdade.”
Francisco de Assis
Rádio Cultura – Poços de Caldas (MG)
“Ser jornalista é… ficar antenado aos fatos e acontecimentos para produzir e divulgar a notícia com o máximo de coerência possível, além de ter a consciência inovadora, sem desprezar as origens.”
Noel Tavares
Rádio Sociedade da Bahia – Salvador (BA)
“Ser jornalista é… ter a responsabilidade com o fato, a verdade, a novidade. Ser jornalista é lutar contra a desinformação profissional.”
Álvaro Cézar Galvão
Divino Guia/Rotas e Notas/Chefs do Apetite – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… a arte de olhar com lupa os fatos e relatá-los de forma honesta e justa — muitos veem as coisas, mas poucos conseguem traduzir o que enxergam em algo relevante e importante para a sociedade como um todo. Não podemos separar o joio do trigo e publicar apenas o joio (ou apenas o trigo), como muitos fazem por aí — jornalismo bem feito é aquele que mostra os dois lados da moeda.”
Márcio de Luca
Conteúdo Motorsport – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… estar em estado constante de indignação. O dia em que a pessoa parar de se indignar com os absurdos que ouve e vê, pode trocar de profissão porque perdeu a emoção que nos move.”
Anna Bernardoni (em citação — e homenagem — ao jornalista Geneton Morais Neto)
TV Globo – Rio de Janeiro (RJ)
“Ser jornalista é… INTRIGANTE.”
Roberta Marques Marchioti
Jornal Camda – Adamantina (SP)
“Ser jornalista é… reportar a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade, sem qualquer viés político. O jornalismo é uma profissão que nos permite ajudar as pessoas por meio de informações sérias, fidedignas e coletadas de fontes especializadas, seguras e, acima de tudo, honestas. Independentemente do segmento de atuação, devemos lembrar sempre da nossa responsabilidade em relação à veracidade da informação e do nosso compromisso de sermos fiéis à verdade!”
Adenilde Bringel
Companhia de Imprensa – Santo André (SP)
“Ser jornalista é…fazer a história. O jornalista deve mostrar os fatos com isenção, deixando para o público fazer sua própria avaliação.”
Adonis Alonso
Criatix Comunicação/Blog do Adonis – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é.. trabalhar com a verdade, sem interesses pessoais ou de grupos.”
Jander Paulo
Tribuna News – Formosa (GO)
“Ser jornalista é …contar histórias diferentes, em locais diferentes e para pessoas diferentes. É se desafiar a cada pauta para ser fiel aos fatos, informando com responsabilidade e imparcialidade.”
Norton Avila
Rádio Integração FM – Restinga Sêca (RS)
“Ser jornalista é… exercício constante de escuta, aprendizado e entrega.”
Maristela Crispim
Eco Nordeste – Fortaleza (CE)
“Ser jornalista é… enfrentar todos os dias um novo desafio! Convencer alguém sobre a importância de uma pauta, compreender a história, conseguir uma boa entrevista com boas imagens que contem a história e transformar tudo isso numa reportagem clara que conquiste o público! Sem se esquecer de lutar todos os dias por uma infraestrutura que apoie todo esse trabalho!”
Anapaula Ziglio
TV Conecta – Jaguariúna (SP)
“Ser jornalista é… enxergar o fato com a razão, informar com dedicação e responsabilidade ao ponto das pessoas entenderem a sua mensagem como notícias!”
Walmir Ferreira
Portal Obidense – Óbidos (PA)
“Ser jornalista é… conviver com a verdade, ser transparente, exercitar a empatia e praticar uma comunicação eficaz.”
Fernando Vasconcelos
Portal Meio e Mídia – Brasília (DF)
“Ser jornalista é… acreditar que ao realizar um trabalho ético e compromissado, podemos construir uma sociedade mais justa e empática.”
Patricia Finotti
Portal Patricia Finotti – Goiânia (GO)
“Ser jornalista é… 44 anos tentando descobrir novas informações, fugindo das armadilhas das fontes e me divertindo a cada exclusividade. É bem divertido.”
Luciano Borges
ESPN – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… ‘um romance sem fim’.”
Paulo César Dutra
Folha Diária – Vitória (ES)
“Ser jornalista é… poder conectar a informação com a massa de forma inerente e coesa, mobilizar o pensamento e as ideias mais pertinentes apresentadas para a sociedade, fazendo com que todos possam se comunicar de maneira branda e clara, interpretando cada fato em sentenças precisas e necessárias, fazendo com que o repórter não seja apenas o intermediador, faça parte deste contexto social e antológico que move o coletivo. Para mim, ser jornalista é mergulhar a fundo nos fatos e traduzir de forma clara e compreensível, para que o público tenha interesse e participe abertamente, com ideias amplas e conexivas para um desenvolvimento pleno e completo da sociedade como um todo.”
Patrícia Visconti
O Barquinho Cultural – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… ‘renovar o fôlego todos os dias’, com foco na missão de informar com ética e, construção de pontes positivas para um mundo mais interessante de viver.”
Neuza Maria
Portal e TV Fator Brasil – Rio de Janeiro (RJ)
“Ser jornalista é… saber resistir com a verdade à onda de mentiras veiculadas diariamente na mídia com pensamento único.”
Roberto Junquilho
Século Diário – Vitória (ES)
“Ser jornalista é… mais do que uma profissão, é um sentimento. Toma conta do corpo e da mente e o torna algo além do inexplicável. A obstinação pela informação é capaz de velar o perigo e lançá-lo nos mais diversos desafios. Reportar o sofrimento abafando no peito a dor do outro, represar o gosto da vitória do time na cobertura da partida, varar a noite em coberturas … e traduzir tudo isso em frases, títulos, chamadas, vídeos, entrevistas…neste dia que é meu, é seu e de todos nós, agentes da notícia, não importa se nos calam, nos agridam, nos menosprezem, vamos continuar firmes, com o coração acelerado diante do cumprimento da pauta e com a alma lavada diante do furo, porque o sentimento sobrevive, inspira, renasce e contamina.”
Solange Calvo
Plataforma Noomis, Febraban – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… esparzir ideias e conceitos livres de amarras ideológicas.”
Jose Leonil Lobato
Jornal Empresas & Negócios – São Paulo (SP)
“Ser jornalista é… informar com credibilidade e respeito ao ouvinte.”
Sebastião Maciel
Rádio Araucária FM 95.1 – Mangueirinha (PR)
“Ser jornalista é… espera um pouco. Caiu, desabou, nasceu? Tem muita ação acontecendo agora, e o jornalista é aquela pessoa que tem que dar conta de tudo ontem, para que você saiba o que acontece hoje no mundo. Se primeiro de abril é o Dia da Mentira, nada mais lógico que sete dias depois a gente tenha um dia para a verdade, o Dia do Jornalista. Calma… Chamou? Escreveu? Registrou? Tem sempre gente lá, pra tornar o fato algo inquestionável, ou para descobrir algo que precisa ser revelado. Ser jornalista… é algo que ainda não sei o que é, porque estamos sempre em construção, em evolução, ou, como seria mais correto, ESTAMOS SEMPRE EM EDIÇÃO!”
Alethéa Morel
TV Cidade – Fortaleza (CE)
*Matéria atualizada em 7 de abril para inclusão de relatos.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…