OPINIÃO

Sexo, drogas, máfia e muita comida boa!

comida confidencial - anthony bourdain - palavras cruzadas - marina machado
(Imagem: Claudinei Matosão)

Cozinha Confidencial rende resenha em vídeo da jornalista Marina Machado. O livro foi escrito pelo chef Anthony Bourdain, que recentemente se suicidou

A minha dica de livro neste ‘Palavras Cruzadas‘ é uma aula de vida transformada em livro por Anthony Bourdain, um grande chef de cozinha e apresentador de TV que recentemente se suicidou. Uma perda inestimável. Cozinha Confidencial, de Anthony Bourdain, é a obra da vez.

banner - mailing de imprensa comunique-se
Anúncio publicitário

Assista ao vídeo:

***** ***** ***** ***** *****

Cozinha Confidencial, de Anthony Bourdain, pelo site da Companhia das Letras:

Uma blitz impiedosa nos restaurantes: eis como se pode resumir Cozinha confidencial. Chef de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles, Anthony Bourdain, que é também romancista, fez o impensável neste livro: com doses iguais de perspicácia, maldade e humor, contou todos os segredos da profissão, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Mas não só isso: dono de um interessantíssimo trajeto pessoal, é com prazer indisfarçável que ele aproveita para fazer também um pouco de escândalo autobiográfico.

Como escreve Nina Horta na orelha, “em meio a nuvens de fumaça de maconha, quantidades importantes de cocaína, outras várias drogas e uma animada atividade sexual, Bourdain mistura lembranças e comentários, com direito a mafiosos e Frank Sinatra, muito derramamento de sangue, bebedeiras gigantescas, pitadas de suspense e uma alegria atordoante no ar”.

Enquanto expõe as entranhas dos restaurantes – de lavagem de dinheiro ao uso “criativo” de ingredientes com data de vencimento no limite -, Bourdain vai dando conselhos úteis. Restaurante com banheiro sujo, por exemplo, deve ser riscado sumariamente da lista. Banheiro é facílimo de lavar, ele lembra. Se estiver sujo, imagine a cozinha…

***** ***** ***** ***** *****

Imagens: Claudinei Matosão
Edição: Eu mesma (Marina Machado)

SOBRE O AUTOR

Marina Machado

Marina Machado

Jornalista, mãe, esposa, cozinheira amadora, violoncelista que não sai da estaca zero e leitora apaixonada. Adora viajar pelo mundo e se aventurar em cachoeiras e trilhas. Também adora cinema, séries de televisão, paraquedismo, vinhos, e, apesar de não ser médica, tem muita paixão pela área da saúde. Trabalha com televisão desde 1998, tendo iniciada a carreira na TV Bandeirantes e somando passagens por Record TV e TV Globo ('Auto Esporte'). É, desde 2008, repórter do 'Jornal da Band' e apresentadora eventual dos noticiários da emissora. Já cobriu eventos internacionais, eleições, acontecimentos históricos e conheceu um número incontável de pessoas que jamais teria contato não fosse a minha nobre profissão como repórter.