Portal Comunique-se

SiDi tem projetos selecionados em chamada do CNPq

Projetos tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Campinas 19/10/2020 –

O SiDi teve duas propostas de projetos selecionadas na chamada pública do CNPq para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI. O objetivo dessa chamada (N.º 12/2020) foi selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Os dois projetos, que receberão contrapartida financeira do SiDi, serão desenvolvidos em parceria com universidades brasileiras – que participaram da elaboração da proposta apresentada ao CNPq. “Com isso, estaremos reforçando nosso relacionamento com a área acadêmica e, ainda, investindo no desenvolvimento de pesquisa básica”, afirma John Yi, superintendente do SiDi.

Uma das propostas selecionadas tem como tema Monitoramento inteligente com câmeras e envolve as tecnologias de aprendizado de máquina e visão computacional, na área de Inteligência Artificial. O projeto será desenvolvido com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como responsável o professor José Mario De Martino.

A outra proposta é resultado de parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – com a qual o SiDi já realizou diversos trabalhos em conjunto. Com o tema Mineração de opinião de consumidores, o projeto envolve técnicas de tratamento de Big Data, anonimização de dados, coleta de dados em múltiplos canais, técnicas de rotulação de dados e de entendimento semântico de textos. Na UFPE, o trabalho terá como responsável o professor Rafael Dueire Lins.

Cada projeto está associado a uma bolsa do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq. E, para cada doutorado, estão vinculadas quatro bolsas de iniciação científica para alunos das universidades parceiras. Os contemplados com as bolsas de doutorado irão trabalhar com as equipes do SiDi no desenvolvimento dos respectivos projetos.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner