Sete de fevereiro de 1958. Há exatamente 60 anos, o ex-camelô e então radialista Silvio Santos fazia sua estreia no meio de comunicação que estava em seus primeiros passos no Brasil. Aclamado por muitos como o maior comunicador da televisão brasileira, Senor Abravanel teve sua primeira atração na telinha na TV Paulista, emissora hoje extinta e que era sintonizada no canal 5 na cidade de São Paulo, frequência há décadas ocupadas pela TV Globo.
Na data especial de comemoração das bodas de diamante de Silvio Santos com a TV brasileira, a equipe de comunicação do SBT, emissora fundada e até hoje por ele, aproveitou para relembrar a carreira dele como apresentador no meio. Em comunicado divulgado à imprensa, ressalta-se que a primeira atração de SS na TV Paulista foi o ‘Hit Parade’. Espaço em que as “10 músicas mais vendidas durante a semana” no país eram destaques.
Depois de despontar com o ‘Hit Parade’, Silvio Santos seguiu na TV Paulista e apresentou programas como ‘Quando os Maestros se Encontram’, ‘Bolada Fik-Forte’ e ‘O Grande Espetáculo’, este último em parceria com a atriz Cacilda Lanuza. Ainda na antiga emissora sediada em São Paulo, o comunicador ganhou vez no horário nobre, com a estreia de ‘Vamos Brincar de Forca’, transmitido nas noites de sexta, sendo um case no que atualmente é chamado de branded content. A atração, que fazia referência ao tradicional jogo da forca, contava com participações de clientes do Baú da Felicidade, empresa dirigida por Silvio Santos desde 1958.
A jornada do consagrado apresentador seguiu na TV Paulista até 1966. A parceria chegou ao fim porque a emissora foi encerrada – sendo substituída pela programação da TV Globo. Até o canal deixar de existir, ele apresentou outras três atrações. Esteve no comando de ‘Ganhando e Apostando’ (1961) e ‘Pra Ganhar é só Rodar’ (1962). Assim, no dia 2 de junho de 1963, foi ao ar a primeira edição do ‘Programa Silvio Santos’.
Silvio Santos manteve a atração que leva o seu nome na TV Globo, ficando na emissora até 1976 (sendo que ele alugava horário nas noites de domingo). De saída do veículo mantido pela Família Marinho, o empresário-comunicador partiu para, no segundo semestre daquele ano, colocar no ar o que seria o seu próprio canal de televisão. Inicialmente, a TVS poderia ser assistida pelos telespectadores do Rio de Janeiro, por meio do 11 VHF.
Por fim, em termos de veículos de mídia, surge o SBT na história de Silvio Santos. O Sistema Brasileiro de Comunicação nasceu em agosto de 1981, por causa da concessão aprovada em prol do apresentador. Último presidente da era da ditadura militar, João Figueiredo era o comandante do Brasil na época. Em forma de gratidão, Silvio Santos criou o quadro ‘Semana do Presidente‘. Esse é um dos fatos descritos em Silvio Santos – A Trajetória do Mito (Editora Matrix). Lançado em 2017, o livro escrito pelo jornalista e professor Fernando Morgado.
Aos 87 anos, Silvio Santos segue na ativa, levando a sua atração a milhões de brasileiros. De acordo com o SBT, o programa “permanece irreverente, atemporal e midiático”.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente