Ação atinge cidades do interior de todas as regiões do país. Em algumas localidades, o sinal analógico de TV será desligado na próxima semana
O sinal analógico de TV começa a ser desligado na última semana em municípios das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A medida vai atingir cerca de 80 municípios. De acordo com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável por acompanhar o desligamento do sinal analógico no país, o prazo vai até o dia 17 deste mês, no caso de alguns municípios.
O grupo decidiu estender os prazos onde ainda não foi atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordena o Gired, “a análise da curva de tendência dos municípios que ainda não atingiram a condição para o desligamento permite concluir que o percentual necessário poderá ser alcançado em poucos dias”.
Entre as cidades que terão o sinal analógico de TV desligado estão:
Desligamento em 5/12
- Campina Grande (PB)
- Feira de Santana (BA),
- Uberaba (MG)
- Vitória da Conquista (BA)
Desligamento em 9/12
- Dourados (MS)
- Governador Valadares (MG)
- Mossoró (RN)
- Marabá (PA)
- Parnaíba (PI)
- Petrolina (PE)
Desligamento em 17/12
- Blumenau (SC)
- Caruaru (PE)
- Imperatriz (MA)
- Rondonópolis (MT)
- Santa Maria (RS)
- Uberlândia (MG)
- Jaraguá do Sul (SC),
- Joinville (SC)
- Juiz de Fora (MG)
No último dia 28, foi desligado o sinal analógico no oeste do Paraná e sul do Rio Grande do Sul. Na mesma data, teve início o desligamento no interior do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, cujo término está marcado para 12 de dezembro.
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.
Informando a população
Antes da liberação, será feita uma campanha de mitigação para informar a população sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura, em média, 30 dias. Após o término desse processo, a Anatel libera o uso da faixa de 700 MHz.
“Os beneficiários de programas sociais do governo federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site sejadigital.com.br ou ligar no 147. Serão distribuídos 280 mil kits no mês de novembro”, informou a Anatel.
***** ***** ****** ****** ******
Reportagem: Luciano Nascimento
Edição: Graça Adjuto