Canais zumbis de conteúdo são aqueles que já foram decretados mortos — muitas vezes, inclusive — por especialistas quando, na verdade, eles ainda respiram e por vezes estão até bem de saúde.
Alguns exemplos de canais zumbis são:
- SMS;
- E-mail marketing
- Newsletter online;
- Mala direta impressa;
- Revista impressas.
Em uma conversa com a Paula Sartorato, gerente de marketing da Coloplast, foi possível verificar que essas mídias ainda têm muita utilidade.
O SMS, por exemplo “ainda faz sentido, para alguns segmentos e tipos de públicos. O SMS ainda é bastante utilizado, está mais acessível, economicamente, hoje em dia, e é uma ferramenta que sabemos que a mensagem vai chegar ao seu destino”.
Dependendo da estratégia e do público-alvo, ainda vale a pena utilizar esse canal zumbi — para alcançar pessoas desconectadas, por exemplo, já que o número de smartphones no País tem crescido bastante.
Hoje, o país soma quase 430 milhões de dispositivos digitais em uso segundo a FGV. Sinal que pode levar a crer que muitos preferem canais de comunicação no próprio celular, por exemplo, ao e-mail.
Mas não é bem assim: ainda que o marketshare de computadores tenha caído 29%, entre 2019 e 2020, e o de celulares, aumentado 29% no mesmo período, o uso do e-mail pode ser repensado para se readaptar às novidades e novas tendências, pois ainda o utilizamos com frequência. Por exemplo: mais de 60% das pessoas abrem os e-mails diretamente no celular segundo dados da Adestra.
Por outro lado, a mídia impressa ainda tem a sua relevância. E vimos isso bem recentemente com a Netflix, que, após a conquista do Oscar de Melhor Filme por Roma, decidiu desenvolver uma publicação premium para dialogar melhor com Hollywood e posicionar-se, cada vez mais, como uma produtora de conteúdo, e não só uma plataforma de streaming.
Os canais zumbis foram temas da 256ª do Podcast-se, que foi ao ar em setembro de 2020 — e que você ouve abaixo.
O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras.