Sobre o machismo explícito de Reinaldo Azevedo contra Joice Hasselmann

A discussão sobre direita e esquerda, e sobretudo agora dentro das direitas, descambou para uma baixaria dentro do colunismo político brasileiro. Criticado por suas posturas depois do controverso impeachment de Dilma Rousseff, Reinaldo Azevedo resolveu deferir ataques sem sentido a uma ex-colega do site da revista Veja. Desespero? Talvez. Os números mostram que Reinaldão não anda no seu melhor momento.

No dia 16 de fevereiro de 2017, a jornalista e ex-apresentadora da Veja, Joice Hasselmann, gravou vídeo questionando, de maneira respeitosa até, se o polemista de extrema-direita Reinaldo Azevedo não estava vacilando em suas críticas ao juiz Sérgio Moro e à Operação Lava Jato. Desde sua saída da publicação, Joice assumiu que defende as atuações da Polícia Federal no caso, numa postura claramente antipetista.

O que surpreendeu na ocasião não foi o questionamento de Joice Hasselmann, normal inclusive no espectro das esquerdas (olá, Paulo Henrique Amorim e Leonardo Attuch, tudo bem?), mas sim a resposta raivosa de Reinaldão.

Reinaldo Azevedo utilizou seu canal na Rádio Jovem Pan, do programa ‘Os Pingos nos Is’ de 17 de fevereiro, para falar durante mais de 24 minutos (!) sobre Joice. No meio do palavreado todo, “Tio Rei” exalta o fato de ter cinco empregos, ser o colunista que é e aproveita a oportunidade para deferir ataques baixos à vlogueira.

Diz que Joice Hasselmann “não sabe de nada”, “é burra”, “é a loira do banheiro”, “não leu Machado de Assis” e insinua em diferentes momentos que ela tem “exuberância” física.

O pico da baixaria é quando Reinaldão fala para Joice, abertamente e sem provas, que “dormir com pessoas não nos deixa mais inteligentes, nem que seja Schopenhauer”.

Reinaldo Azevedo também relembra as acusações de 65 plágios contra Joice Hasselmann formulada pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), que foi a público em junho de 2015.

Ele também aponta erros de crase e de vírgulas nos texto de Joice. E diz que teria demitido ela ou nem a teria contratado para trabalhar na Veja.

A jornalista respondeu com mais dois vídeos afirmando que “Reinaldo Azevedo pensa que é Deus”. “Desculpe, Reinaldo. Lamento dizer. Você não é Deus”, complementa ela mesma.

Joice Hasselmann está correta e Reinaldo está decadente.

A jornalista do Paraná falou em apenas três vídeos sobre o assunto. Reinaldão falou por 24 minutos na Pan, mas fez histeria nas redes de todos os locais onde trabalha. Gravou três vídeos ao todo (incluindo Veja) e escreveu pelo menos dois textos intermináveis em seu blog, chamando-a de “apedeuta” – o apelido ignorante que ele reservava para Lula. Chamou Joice também de “direita xucra” por apoiar Jair Bolsonaro, como se os seus leitores não concentrassem também os fãs do defensor da ditadura militar.

Com as críticas da internet, Reinaldão adotou comportamento padrão muito bem descrito pelo jornalista Paulo Nogueira no site Diário do Centro do Mundo: Diz que não lê textos dos adversários, tenta desqualificar e parte para agressões de baixo nível. Além disso, Reinaldo Azevedo fechou os comentários no vídeo da Jovem Pan.

Este comportamento já repercute em sua audiência de direita.

O jornalista Pedro Burgos criou observatório de repercussões das mídias de esquerda e direita no Facebook, analisando compartilhamentos, alcance e fãs. Dá pra ler aqui.

Reinaldão está abaixo de Bolsonaro, Rodrigo Constantino (que defendeu Joice Hasselmann), Antagonista, MBL, Implicante… e está na frente somente do site Reaçonaria.

Pelo visto ser de direita e machista para gerar polêmica não está dando muito certo.

Reinaldo Azevedo diz que tem empregos na revista Veja, no jornal Folha de S.Paulo, na Rádio Jovem Pan e na RedeTV. Diz que vai ter mais locais para trabalhar. Se ele foi um dos maiores colunistas políticos entre 2008 e 2012, sucedendo Diogo Mainardi na Veja, hoje ele já não tem mais a mesma influência.

O autor deste texto não tem afinidade ideológica nenhuma com Joice Hasselmann, mas é flagrante como o debate político perde com tamanha baixaria vinda de um suposto conservador.

Reinaldo Azevedo atacou Joice porque ela é mulher.

E porque ele pensa mesmo que é Deus.

Compartilhe
0
0
Pedro Zambarda

Jornalista e escritor. Teve experiência na Editora Abril (Exame.com) e Globo.com (TechTudo). Atualmente, é editor dos projetos DigiClub, Drops de Jogos e Geração Gamer, além de ser repórter do site Diário do Centro do Mundo (DCM), onde também apresenta vídeos e entrevistas no canal no YouTube.

Recent Posts

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência…

1 hora ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Zurich/ 30/4/2024 - Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos…

1 hora ago

Conectividade por satélite para agricultura inteligente da Intelsat e CNH chegarão ao Brasil

Intelsat, operadora da maior rede integrada de satélite e terrestre do mundo, e CNH (NYSE:…

6 horas ago

WHOOP anuncia expansão global significativa e nomeia nova liderança sênior

A WHOOP, a empresa de desempenho humano, anunciou hoje a expansão de sua presença global,…

7 horas ago