COMUNICAÇÃO

‘Testemunha da História’ estreia na TV Senado

orlando brito - testemunha da historia - tv senado
Orlando Brito acompanhou o dia a dia da Constituinte. Ao centro, Ulisses Guimarães, presidente do colegiado na ocasião (Imagem: arquivo/Orlando Brito

Nova série da TV Senado exibe relatos de jornalistas , fotógrafos e parlamentares que acompanharam de perto os bastidores do poder. Programa de estreia do Testemunha da História é estrelado por Orlando Brito

A TV Senado apresenta nesta sexta-feira, 3, uma nova série, com o relato de jornalistas, fotógrafos e parlamentares sobre episódios marcantes da história recente do país. São pessoas que estiveram nos corredores, no Plenário, nas salas ou no cafezinho do Congresso quando importantes decisões e reviravoltas políticas aconteceram no Brasil. Cada programa é narrado por um desses personagens no cenário onde ele(a) presenciou os fatos históricos.

Embora o foco da série seja a Assembleia Nacional Constituinte, instalada em 1987 com a missão de reescrever a Constituição brasileira, os dois primeiros episódios recuam um pouco mais no tempo para resgatar a vida do país sob o regime militar. A produção faz parte das comemorações dos 30 Anos da Constituição e estará disponível também no canal da TV Senado no YouTube e na sua página no Facebook.

Testemunha da História – Agosto

Toda sexta no Senado Notícias – Revista (19h30)

13 episódios de 5 minutos

03/08 Orlando Brito – fotógrafo

Orlando Brito, que desde 1965 registra momentos importantes da política nacional, narra o episódio em que ele entrou com sua câmera escondida no Plenário da Câmara em 1977 para fotografar o fechamento do Congresso.

10/08 Expedito Filho – jornalista

Repórter do Jornal de Brasília em 1984, Expedito Filho relembra o clima que tomou o país à época das Diretas Já e conta como foi a noite de votação da Emenda Dante de Oliveira, quando a proposta de eleições diretas para Presidente da República foi derrotada.

17/08 Sônia Carneiro – jornalista

Sônia Carneiro era repórter da Rádio Jornal do Brasil quando a Assembleia Nacional Constituinte iniciou seus trabalhos. Nesse episódio ela resgata as memórias daquele momento histórico e fala do papel crucial da imprensa para mobilizar a sociedade.

24/08 André Dusek – fotógrafo

André Dusek é autor de imagens lendárias da nossa história recente. Uma delas é a foto de José Sarney num palanque, entre os militares, em julho de 1988. Nesse episódio o fotógrafo conta a história por trás da foto.

31/08 Zuleika de Souza – fotógrafa

Zuleika de Souza registrou incontáveis momentos da Constituinte. Nesse episódio ela fala do clima vivido naquele período e narra a história da memorável imagem do protesto do líder indígena Ailton Krenak no Plenário em 1987.