Se o jornal impresso pode chegar ao fim?!
“Jornal que se submete a publicar o que aquele que está no poder determina já acabou faz tempo”!
Essa e muitas outras frases, além de cenas e situações elogiáveis à luz da liberdade de imprensa e da força da opinião pública fazem de The Post uma vitória para todos aqueles (e, aí, eu me incluo) que acreditam no bom e velho jornalismo como fiador da democracia, da quebra de monopólios e da manutenção da lucidez no estado de todas as coisas!
Os jornais não podem mesmo acabar, para que possamos continuar tendo a oportunidade de assistir a filmes como The Post, que têm a coragem, em plena era digital, de defender que a imprensa deve servir os governados (a nós todos) e não unicamente aos interesses dos governantes.
The Post, magistralmente, ainda acende a luz vermelha quanto aos (maus) usos e costumes da sociedade perante a mulheres que exercem cargos de chefia no meio jornalístico, e com brilhante competência reposiciona o jornal impresso, assim como todos os veículos de comunicação sérios (incluindo sites, TVS, rádios e revistas, além dos jornais) como “o primeiro rascunho da história”. Sim, o resto que vemos por aí, de credibilidade e gosto duvidosos, continuam sendo ensaios de panfletagem. Nada além disso!
Por fim, The Post trata a relação da imprensa com a política com legitimidade, dissecando o dia a dia de redações, os gabinetes e os (por vezes, velados e ameaçadores) telefonemas, ao mesmo tempo que, com notória lucidez, deixa claro que o jornalismo (apesar de muitos – e não são poucos – torcerem contra) jamais se findará enquanto existirem jornalistas com indignação, curiosidade, compromisso com a notícia e tutano suficientes para investigar, ouvir quantos lados da notícia for necessário e publicar! “Extraordinário” também poderia ser o nome deste filme!
*Carla Fiamini. Jornalista, especialista em Comunicação Pública, pós-graduada em Docência no Ensino Superior e palestrante
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…