Comunicação

TV Brasil ganha afiliada no Amapá

A emissora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a nova integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A TV Digital Unifap (TVU) estreia oficialmente a programação a partir da próxima segunda-feira, 18. Na prática, funcionará como afiliada da TV Brasil.

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O termo de cooperação foi assinado em julho deste ano entre as instituições para a formalização da parceria e operacionalização da emissora, a qual obteve licenciamento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) este mês.

O reitor da Unifap, Júlio César Sá de Oliveira, esteve nesta semana na sede da EBC em Brasília para a formalização da adesão à RNCP. Também estiveram presentes o diretor-geral da EBC, Roni Baksys; o diretor de operações e tecnologia da EBC, Pedro Boszczovski; o gerente-executivo de planejamento de programação da Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves; o diretor de tecnologia da Unifap, Alípio Júnior; e, por videoconferência, o diretor da rádio e TV Unifap, Paulo Vitor Giraldi Pires.

Desde 30 de setembro, a TV UNIFAP está operando em fase de testes as transmissões da TV Brasil no canal 46.1, e multiprogramação – TV Brasil 1, TV Escola e Canal Saúde. A partir da assinatura, a emissora comprometeu-se a utilizar o mínimo de dez horas e meia de conteúdo da TV Brasil em sua programação. A EBC disponibilizará suporte operacional e técnico.

Para o presidente da EBC, Glen Valente, parcerias como essa agregam valor não só para a EBC, mas para todo o sistema de comunicação pública do país. “A Rede Nacional de Comunicação Pública permite a distribuição de conteúdo de relevância nacional produzido localmente pelas afiliadas, além da expansão do sinal e alcance da programação da TV Brasil.”

Pretendemos dar ao cidadão do Amapá uma opção de conteúdo sério e honesto

Júlio César Sá de Oliveira

O reitor da Universidade Federal do Amapá afirmou que a TV era um sonho da instituição pública de ensino. “Parecia distante, mas a entrada do protagonismo da EBC nos deu ânimo para trabalharmos mais por esse objetivo. Com o canal, pretendemos dar ao cidadão do Amapá uma opção de conteúdo sério e honesto, com programação educativa e local do estado, além de um instrumento pedagógico para os alunos da universidade. Queremos mostrar o Amapá para o próprio estado e para o Brasil”.

TV Unifap

Desde 2019, a Universidade Federal do Amapá planeja a integração da TV universitária à RNCP. A inauguração da emissora como afiliada à TV Brasil será uma homenagem póstuma da instituição ao falecimento de um ano do padre e professor Aldenor Benjamim, idealizador da emissora amapaense, que teve papel importante na realização do projeto.

A TVU também será espaço para prática laboratorial dos estudantes de jornalismo da Unifap e ainda firmará parcerias com os cursos de graduação e pós-graduação. Em breve, a TV Unifap estreará programas locais, incluindo telejornais, entrevistas, séries, documentários, entre outros formatos.

Também mantida pela universidade federal, a Rádio Unifap integra a divisão radiofônica da Rede Nacional de Comunicação Pública desde 2019.

Gestores da EBC e da Unifap. (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Rede Nacional de Comunicação Pública de TV

Formada por 48 emissoras afiliadas e quatro emissoras próprias, a RNCP tem o objetivo de difundir produções da TV Brasil e fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

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EBC

Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

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