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Um “guia de sobrevivência” sobre inovação em notícias locais

Um “guia de sobrevivência” sobre inovação em notícias locais
(Imagem: iStock).

O relatório reúne histórias de veículos de comunicação de mais de 30 países

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Novo relatório da estrategista de mídia do International Press Institute, Jacqui Park, analisa maneiras pelas quais a inovação pode tornar as notícias locais mais sustentáveis, mais capazes de servir as comunidades locais e combater a desinformação.

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O estudo – ou “guia de sobrevivência”, como se autodenomina – compila histórias de sucesso envolvendo a mídia local em mais de 35 países, jornalistas, editores, líderes de mídia e empreendedores, informa o WNIP. Essas pessoas estão atualizando a mídia legada, criando novas vozes de mídia local nas regiões emergentes e em desenvolvimento da Ásia, África, América Latina, Oriente Médio e Europa Oriental.

Os pontos-chave se aplicam a quase todas as organizações de notícias nessas partes do mundo. Para ter sucesso, as organizações de mídia precisam da chave que abre as portas para seu público. A fórmula básica – conhecer seu público, agregar valor, encontrar uma perspectiva única, envolvê-los e pedir apoio – está presente em todos os estudos de caso.

Os veículos locais de sucesso também estão inovando a estrutura, legibilidade e apresentação do jornalismo para torná-lo acessível e prontamente utilizável por seu público. O guia de sobrevivência reitera que o jornalismo local tem se inserido na comunidade e reconquistado a confiança ouvindo o público-alvo. Em suma, jornalismo que reporta para, e não sobre, a comunidade.

Não existe um modelo único que funcione para todos os meios de comunicação locais, observa o guia. De acordo com o relatório, a mídia local é o setor mais aberto à experimentação e inovação e com maior potencial para formar a base de um novo e mais forte ecossistema de mídia. A principal ideia por trás desse raciocínio é que a mídia local foi a que mais sofreu com a transformação digital. Além disso, regimes autoritários têm como alvo a mídia local em primeiro lugar.

Passos para ação

Um dos principais objetivos do relatório, além de servir de inspiração para outros veículos locais, é identificar medidas práticas que a comunidade midiática global ou seus apoiadores podem tomar. Assim, cinco medidas importantes precisam ser tomadas para construir um ambiente próspero de notícias locais:

  • Incorporar uma visão e senso de missão que atenda às necessidades do público/comunidade com um foco jornalístico adequado;
  • Aumentar o acesso à informação, treinamento, rede de apoio e financiamento essenciais para a construção de uma mídia local sustentável;
  • Gere uma rede global para preparar a mídia local para enfrentar os desafios. Isso permitirá que eles compartilhem, entendam e aprendam com os passos e tropeços uns dos outros. Isso lhes dará acesso à experiência, orientação e apoio da comunidade;
  • Certifique-se de que os doadores e a comunidade de apoio da mídia (particularmente em países e regiões em desenvolvimento) entendam que o futuro é local;
  • Alavancar a relação de confiança local para reconstruir a confiança nos meios de comunicação e liderar a luta contra a desinformação e a desinformação.

*Texto originalmente publicado no site da ANJ.

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ANJ

Fundada em 1979, a ANJ trabalha na defesa dos legítimos interesses dos jornais brasileiros, promove estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação, defende a liberdade de imprensa e representa o Brasil junto a entidades internacionais congêneres. O reposicionamento dos jornais no mercado de mídia que sofre cada vez mais influência do meio digital e das novas tecnologias, com atenção especial à publicidade e ao aumento da audiência paga, é uma das prioridades da associação. A ANJ também tem dois outros grandes objetivos: defesa da livre expressão, um dos princípios da democracia, e valorização do jornal na construção da cidadania.

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