Uncategorized

Unindo a imprensa ao mundo acadêmico

Plataforma para que estudantes, recém-formados e professores universitários dos cursos de comunicação publiquem seus trabalhos científicos. Essa é a ideia principal do ‘Comunique-se Acadêmico’, seção que estreia juntamente com a reformulada versão do Portal Comunique-se (que é este mesmo que você está acessando!).

Com o objetivo de unir o meio acadêmico com a imprensa, fazendo com que conteúdos resultados de pesquisas sejam objetos de debates no site que é o “ponto de encontro da comunicação”, o novo espaço é totalmente colaborativo, com o próprio usuário inserindo o material na base do Portal Comunique-se – definindo título, resumo e imagem ilustrativa.

Formatos
O leitor-pesquisador consegue classificar o tipo de trabalho. A plataforma permite que o usuário poste “Artigo Científico”, “Dissertação”, “TCC” e “Tese”.  Com isso, a seção demonstra olhar sobre todos os níveis do meio acadêmico, permitindo que tanto graduados quanto doutores da área de comunicação, passando por pós-graduandos, façam suas postagens acadêmicas.

Trabalhos já publicados
Mesmo antes do lançamento oficial da plataforma, dois professores universitários colaboraram com a ferramenta. André Rosa, de São Paulo, divulgou o artigo científico que produziu em parceria com Walter Teixeira Lima Júnior. “Habilidades tecnológicas e ensino superior em Jornalismo no Brasil: observação das exigências contemporâneas e seu contraste com as grades curriculares” é o título do conteúdo.

Luís Boaventura, de Pernambuco, veiculou outros dois artigos científicos, ambos tendo a relação do meio televisivo com áreas não urbanas como base. Em “TV Asa Branca: 25 anos contando histórias no interior de Pernambuco”, ele analisa o trabalho da afiliada da Rede Globo em Caruaru, no agreste pernambucano. O extinto ‘Globo Rural Diário’ é o tema do trabalho “Extensão rural na TV”.

Como usar o ‘C-SE Acadêmico’
Para fazer que nem os professores André e Luís, basta ter cadastro na nova versão do Portal Comunique-se. Para criar uma conta GRATUITAMENTE, o internauta precisa definir informações como nome de usuário e senha, podendo associar seu perfil no Facebook ou Twitter com o site. Depois de finalizar o registro, que não dura mais do que três minutos, é só ir no campo “Publicar Conteúdo”, dentro da seção ‘Comunique-se Acadêmico’.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR