Comunicação

USP lança detector de fake news

A turma de mestrado profissional de ciência de dados da unidade de São Carlos, no interior paulista, da Universidade de São Paulo (USP), foi além da teoria e da sala de aula e apresentou, na última semana, projeto definido como detector de fake news. Com 96% de acerto, conforme registrado em reportagem do portal G1, a plataforma é gratuita e tem por objetivo central avaliar, por meio de inteligência artificial, se determinado conteúdo é falso ou verdadeiro.

Leia mais:

O detector de fake news desenvolvido na USP reúne um professor (Francisco Louzada Neto), dois doutorandos (Marcos Jardel Henrique e Daniel Camilo Fuentes Guzmán) e cinco estudantes do mestrado profissional em ciências de dados (Davi Keglevich Neiva, Rhenan Queiroz, Gilsiley Henrique Darú, Luiz Guilherme Giordani e Vitor Buzinaro).

Com a página de apresentação do projeto e o ambiente para pesquisa de mentiras abertos ao público internauta em geral, os responsáveis pelo detector aproveitam para explicar o mecanismo da ação. O resultado, por exemplo, não é fornecido imediatamente. De acordo com os organizadores, o campo de busca tende a funcionar com maior assertividade quando inserida uma notícia completa (e não apenas parte de determinado material).

O sistema aplica métodos para extrair atributos linguísticos desse texto e os utiliza em um modelo de aprendizado de máquina, que classifica a notícia como verdadeira ou falsa

“Ao receber um texto, o sistema aplica métodos para extrair atributos linguísticos desse texto e os utiliza em um modelo de aprendizado de máquina, que classifica a notícia como verdadeira ou falsa. O texto deve ter pelo menos 100 palavras, pois o sistema foi ‘treinado’ dessa forma. Os modelos disponibilizados foram treinados com o córpus Fake.Br”, avisa a equipe por trás do detector de fake news.

Compartilhe
2
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

17 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

17 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

17 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

17 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

17 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

17 horas ago