Portal Comunique-se

Vem chegando o verão e com ele um novo estilo de vida

Os cuidados com a prevenção ajudam as pessoas a se preparar para o período mais quente do ano

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

26/10/2020 –

No País tropical em que o sol brilha forte nos 8 mil quilômetros de Costa de norte a sul, a mudança das estações quase nunca coincide com o calendário. Na primavera brasileira, as temperaturas acima dos 30 graus são comuns e representam uma ótima oportunidade para começar a preparação para os dias ainda mais quentes que estão chegando.

Antes de mais nada, é importante dizer que o sol pode ser um aliado da saúde, por reforçar a absorção de vitamina D, que aumenta a imunidade e é essencial para o fortalecimento dos ossos, por exemplo.

No entanto a exposição prolongada e quase que obrigatória torna o sol também um grande vilão por causar: desidratação, manchas no corpo, queimaduras, envelhecimento precoce, câncer. O câncer da pele é o tipo mais comum da doença no Brasil com 180 mil novos casos por ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para evitar os efeitos nocivos do sol, são essenciais alguns hábitos que devem ser praticados diariamente mesmo em estações mais amenas. O primeiro deles é consumir bastante água, fundamental para regular o funcionamento do organismo. Equivalendo até 80% do peso total do ser humano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere o consumo diário de 2 litros de água para repor a perda diária de minerais que no verão é ainda maior.

Beber água ajuda diminuir os níveis de açúcar e sódio que são ingeridos diariamente. Neste sentido, outro aliado da saúde são os diuréticos, que auxiliam no tratamento de doenças como a hipertensão arterial, insuficiência renal e cardíaca, atuando no processo de filtragem e reabsorção de água e sais minerais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo corpo.

O uso diário do protetor solar é indicado mesmo em dias nublados e até em ambientes fechados, nunca com fator de proteção inferior a 30 FPS. O ideal é que o hidratante tenha um bom fator de proteção solar com FPS 30 a 60. Quando estiver em locais de maior exposição solar, como praia ou piscina, use o guarda-sol, chapéu e roupas que ajudem a proteger a pele dos raios UV mais intensos.

Também já é possível combater os efeitos do sol com a fotoproteção oral. “A fotoproteção oral consiste na ingestão de ativos que conseguem minimizar os danos causados pela radiação solar”, afirma Silmara Spinelli, farmacêutica responsável pelo Empório Magistral, farmácia de manipulação com 16 anos de atuação em São Paulo. “Esses ativos atuam no nível celular da pele, impedindo os danos gerados após a exposição aos raios solares”, completa a especialista.

No entanto, Silmara destaca que “a fotoproteção oral não é motivo para deixar de usar o protetor solar. Nunca se deve esquecer de aplicar o filtro solar antes de sair de casa, mesmo em dias mais frios e reaplicá-lo ao longo do dia, especialmente se suar ou se entrar em contato com a água”, finaliza.

Website: https://emporiomagistral.com.br/

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner