Você é aquilo que transmite, que compartilha, que veste, que come… Você pode ser muitos, mesmo sendo um só. Mas quando dirige um negócio, no meu caso uma agência de comunicação corporativa, eu adicionaria mais um ingrediente: você é, também, aquilo que entrega – e como entrega.
Em sete anos como empresário, vindo de redações fortes como Jovem Pan, Jornal da Tarde e BandNewsFM, perdi a conta de quantos prospects e futuros clientes nossos admitiram ter nos procurado porque as suas agências de PR/digitais/publicidade ou consultorias largaram mão de suas responsabilidades.
E o abandono, aqui, veio desde as menores às multinacionais.
Cada vez que isso acontece, mais ainda de 2014 para cá, fico me perguntando onde estão os decisores desses grupos que perdem contas “imperdíveis” para o momento do País. Seria esse um desleixo cultural? Auto sabotagem? Ou uma sabotagem contra aqueles que respondem pelas agências – como jogadores de futebol que se unem para derrubar o técnico?
Os clientes reclamantes não sabem e não procuram saber. Querem, com razão, ser minimamente bem atendidos, ouvir um discurso consistente, ver seus projetos valorizados, analisados e tencionados para o sucesso, uma vez que fizeram uma opção (entre tantas) e pagaram por ela.
Claro que há clientes e clientes, e todos sabemos disso. Agora… desamparar?
Reúno minha equipe semanalmente para uma conversa aberta sobre nossos erros e acertos. Às vezes, duas vezes por semana. Não somos muitos, até por isso o alinhamento de expectativas é essencial. Repito sistematicamente que os primeiros clientes da nossa agência são eles: jornalistas, diretores de Arte, freelas e administradores.
Colaboradores satisfeitos e respeitados correm junto, trabalham com leveza e vestem a pele da agência, seja ela do tamanho que for. O resultado, claro, são clientes mais satisfeitos, alta recorrência e a nossa marca lustrada diariamente.
Ser aquilo que você entrega (bem entregue) cria, com o passar do tempo, uma cultura de excelência e de paz, empresta credibilidade ao negócio e gera resultado para a agência e para o cliente. Não à toa escolhemos esses três pilares para sustentar nossos alicerces: credibilidade, excelência e resultado.
Graças a esse esforço, fomos recompensados com 103 clientes atendidos em 7 anos, 366 projetos realizados, especiais para 2 Olimpíadas, 2 Paralimpíadas e 1 Copa do Mundo FIFA.
E você, já parou para se perguntar o que tem entregado aos seus colaboradores, aos clientes e ao mercado?
Entre centenas de brasileiros, contratei… uma boliviana
Marc Tawil reforça time de parceiros do Portal Comunique-se
O bom jornalismo nunca esteve tão relevante
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…
Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…
Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…
Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…
Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…
Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…