Você sabe com quem está falando?

Em artigo publicado pelo Portal Comunique-se, Lygia Pontes fala da insegurança presente no mundo corporativo. Confira, abaixo, o conteúdo produzido pela comunicadora e consultora

Essa pergunta é tão importante e necessária em nossa vida mas, infelizmente, acaba sendo usada apenas em um contexto negativo. Saber com quem falamos é essencial para construirmos bons relacionamentos.

No livro Como ter um dia ideal, a autora Caroline Webb explica bem isso: “na falta de informações adicionais, tendemos a ver os estranhos como ameaça em potencial. ‘O seguro morreu de velho’, dizem os circuitos de sobrevivência do cérebro. Mas assim que adquirimos a sensação de que a outra pessoa é, de alguma forma, parecida conosco – na política, na origem, nos interesses -, começamos a relaxar e, subconscientemente a tratamos como um aliado em potencial. Na descrição dos cientistas, passamos a ver aquela pessoa como parte do nosso ‘grupo'”.

Mas, além de sabermos quem é o outro, precisamos conhecer a nós mesmos, nossos interesses, gostos, pontos positivos etc. A partir daí, podemos conectar assuntos e, assim, criar o sentimento de grupo. Por isso, observar a si mesmo, seus pensamentos, sentimentos e suas reações é um exercício essencial para construir relações positivas no trabalho e fora dele.

“Além de sabermos quem é o outro, precisamos conhecer a nós mesmos, nossos interesses”

É claro que em contatos iniciais e profissionais não entramos em assuntos profundos e nem revelamos muito a nossa intimidade, mas podemos estabelecer conexões usando as “perguntas qualificadoras”, também mencionadas no livro da Caroline Webb. São perguntas que indicam curiosidade genuína e, para isso, precisam ser abertas, convidar a pessoa a compartilhar pensamentos, motivações e sentimentos, além de exigir um interesse real em escutar e pensar sobre a resposta. Se você não se sentir confortável em usar esse recurso, existe ainda uma possibilidade mais simples, fácil e ao alcance de todos: escute. Simples assim!

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

13 horas ago