Você sabe com quem está falando?

Em artigo publicado pelo Portal Comunique-se, Lygia Pontes fala da insegurança presente no mundo corporativo. Confira, abaixo, o conteúdo produzido pela comunicadora e consultora

Essa pergunta é tão importante e necessária em nossa vida mas, infelizmente, acaba sendo usada apenas em um contexto negativo. Saber com quem falamos é essencial para construirmos bons relacionamentos.

No livro Como ter um dia ideal, a autora Caroline Webb explica bem isso: “na falta de informações adicionais, tendemos a ver os estranhos como ameaça em potencial. ‘O seguro morreu de velho’, dizem os circuitos de sobrevivência do cérebro. Mas assim que adquirimos a sensação de que a outra pessoa é, de alguma forma, parecida conosco – na política, na origem, nos interesses -, começamos a relaxar e, subconscientemente a tratamos como um aliado em potencial. Na descrição dos cientistas, passamos a ver aquela pessoa como parte do nosso ‘grupo'”.

Mas, além de sabermos quem é o outro, precisamos conhecer a nós mesmos, nossos interesses, gostos, pontos positivos etc. A partir daí, podemos conectar assuntos e, assim, criar o sentimento de grupo. Por isso, observar a si mesmo, seus pensamentos, sentimentos e suas reações é um exercício essencial para construir relações positivas no trabalho e fora dele.

“Além de sabermos quem é o outro, precisamos conhecer a nós mesmos, nossos interesses”

É claro que em contatos iniciais e profissionais não entramos em assuntos profundos e nem revelamos muito a nossa intimidade, mas podemos estabelecer conexões usando as “perguntas qualificadoras”, também mencionadas no livro da Caroline Webb. São perguntas que indicam curiosidade genuína e, para isso, precisam ser abertas, convidar a pessoa a compartilhar pensamentos, motivações e sentimentos, além de exigir um interesse real em escutar e pensar sobre a resposta. Se você não se sentir confortável em usar esse recurso, existe ainda uma possibilidade mais simples, fácil e ao alcance de todos: escute. Simples assim!

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

4 horas ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

4 horas ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

4 horas ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

5 horas ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

5 horas ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

5 horas ago