“Voz influente na esquerda”, José Dirceu estreia como colunista

Ex-dirigente do PT começou dezembro escrevendo para o site Metrópoles

Em versão colunista, José Dirceu escreve análises sobre a política brasileira

“Voz influente na esquerda”. Dessa forma, o site Metrópoles apresentou ao público seu mais novo colunista. E trata-se de figura que conquistou protagonismo nos bastidores do poder do país nos últimos tempos — e que também teve problemas com a Justiça. Desde 3 de dezembro, José Dirceu escreve para o veículo de comunicação online. Ex-deputado federal e ex-ministro, ele já foi presidente nacional do PT. Na nova atividade, tem escrito sobre algo que vivência há décadas: a política brasileira.

Leia mais:

Inicialmente, os textos do colunista José Dirceu estão sendo publicados semanalmente pelo Metrópoles. Sempre às terças-feiras. No artigo de estreia, em 3 de dezembro, o ex-parlamentar analisou o que vem ocorrendo em outros países da América Latina. Afirmou que a direita — seja por manifestações ou eleições — está perdendo força na região. Citou, por exemplo, a recente eleição presidencial da Argentina. Aproveitou, ainda, para tecer críticas ao governo Bolsonaro. “Enquanto isso, o presidente avança em sua política autoritária, fundamentalista, religiosa e reacionária e se prepara para a reeleição”, escreveu.

O segundo artigo de José Dirceu para o Metrópoles girou em torno do que classifica como a união da “extrema-direita e elite empresarial” sob a “tutela” das Forças Armadas. O colunista define, entre outros pontos, que o Brasil, em termos de governo federal, conviveu com uma “coalizão de centro-direita”. Período que, segundo o colunista, durou da eleição de Tancredo Neves ao fim da era Fernando Henrique Cardoso. Garantiu que, agora, o país vive “risco real de autoritarismo” — e que a esquerda precisaria concordar com isso.

Publicado nessa terça, 17, o terceiro texto do mais novo colunista do Metrópoles tem tom de dica para agentes alinhados com o pensamento de esquerda. Para José Dirceu, é preciso desenvolver um programa de união. Segundo ele, o projeto precisa passar pelo que define como “reforma bancária”. Sugeriu as bandeiras que devem ser defendias por aliados. “O povo quer uma vida em paz, com segurança, justiça, liberdade e democracia. Um Estado com respeito ao papel das instituições e que ofereça um serviço público sob controle social”, afirmou.

Espaço plural

Integrante do Metrópoles e responsável por produzir a matéria falando sobre o novo colunista, Eumano Silva, que foi indicado ao Prêmio Comunique-se 2019 como ‘Repórter – Mídia Escrita’, a estreia reforça o site como ambiente plural. “A presença de Dirceu no Metrópoles contribui para a pluralidade de opiniões sobre as grandes questões nacionais. Em tempos de polarização, representa o flanco esquerdo do espectro político do país”. A chegada do ex-dirigente do PT ocorreu semanas após a estreia de José Roberto Guzzo como colaborador do veículo online.

Debandada de leitores?

No Twitter, ao avisar da estreia de José Dirceu como colunista, o Metrópoles foi alvo de críticas. Internautas ironizaram a parceria do site com o ex-parlamentar, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. Teve gente que foi categórica: deixaria de seguir a marca nas redes e de acessar o site. Em meio a poucos elogios ao articulista, outros internautas lembraram que José Dirceu foi condenado pela Justiça brasileira. Duplamente condenado no âmbito da Operação Lava Jato. Chegou a cumprir prisão de agosto de 2015 a maio de 2017. Posteriormente, ficou detido em Pinhais (PR) de maio a novembro deste ano — um mês depois, ganha, graças ao Metrópoles, o status de mais analista político do país.

Compartilhe
0
1
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

56 minutos ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

56 minutos ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago