“Voz influente na esquerda”. Dessa forma, o site Metrópoles apresentou ao público seu mais novo colunista. E trata-se de figura que conquistou protagonismo nos bastidores do poder do país nos últimos tempos — e que também teve problemas com a Justiça. Desde 3 de dezembro, José Dirceu escreve para o veículo de comunicação online. Ex-deputado federal e ex-ministro, ele já foi presidente nacional do PT. Na nova atividade, tem escrito sobre algo que vivência há décadas: a política brasileira.
Inicialmente, os textos do colunista José Dirceu estão sendo publicados semanalmente pelo Metrópoles. Sempre às terças-feiras. No artigo de estreia, em 3 de dezembro, o ex-parlamentar analisou o que vem ocorrendo em outros países da América Latina. Afirmou que a direita — seja por manifestações ou eleições — está perdendo força na região. Citou, por exemplo, a recente eleição presidencial da Argentina. Aproveitou, ainda, para tecer críticas ao governo Bolsonaro. “Enquanto isso, o presidente avança em sua política autoritária, fundamentalista, religiosa e reacionária e se prepara para a reeleição”, escreveu.
O segundo artigo de José Dirceu para o Metrópoles girou em torno do que classifica como a união da “extrema-direita e elite empresarial” sob a “tutela” das Forças Armadas. O colunista define, entre outros pontos, que o Brasil, em termos de governo federal, conviveu com uma “coalizão de centro-direita”. Período que, segundo o colunista, durou da eleição de Tancredo Neves ao fim da era Fernando Henrique Cardoso. Garantiu que, agora, o país vive “risco real de autoritarismo” — e que a esquerda precisaria concordar com isso.
Publicado nessa terça, 17, o terceiro texto do mais novo colunista do Metrópoles tem tom de dica para agentes alinhados com o pensamento de esquerda. Para José Dirceu, é preciso desenvolver um programa de união. Segundo ele, o projeto precisa passar pelo que define como “reforma bancária”. Sugeriu as bandeiras que devem ser defendias por aliados. “O povo quer uma vida em paz, com segurança, justiça, liberdade e democracia. Um Estado com respeito ao papel das instituições e que ofereça um serviço público sob controle social”, afirmou.
Integrante do Metrópoles e responsável por produzir a matéria falando sobre o novo colunista, Eumano Silva, que foi indicado ao Prêmio Comunique-se 2019 como ‘Repórter – Mídia Escrita’, a estreia reforça o site como ambiente plural. “A presença de Dirceu no Metrópoles contribui para a pluralidade de opiniões sobre as grandes questões nacionais. Em tempos de polarização, representa o flanco esquerdo do espectro político do país”. A chegada do ex-dirigente do PT ocorreu semanas após a estreia de José Roberto Guzzo como colaborador do veículo online.
No Twitter, ao avisar da estreia de José Dirceu como colunista, o Metrópoles foi alvo de críticas. Internautas ironizaram a parceria do site com o ex-parlamentar, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. Teve gente que foi categórica: deixaria de seguir a marca nas redes e de acessar o site. Em meio a poucos elogios ao articulista, outros internautas lembraram que José Dirceu foi condenado pela Justiça brasileira. Duplamente condenado no âmbito da Operação Lava Jato. Chegou a cumprir prisão de agosto de 2015 a maio de 2017. Posteriormente, ficou detido em Pinhais (PR) de maio a novembro deste ano — um mês depois, ganha, graças ao Metrópoles, o status de mais analista político do país.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente