COMUNICAÇÃO

WhatsApp fake foi baixado mais de 1 milhão de vezes na Google Play

WhatsApp - falso
(Imagem: Reprodução/Google Play)

Um falso aplicativo do WhatsApp alcançou a marca de 1 milhão de downloads na loja de aplicativos Google Play. Na quarta-feira, 8, usuários da plataforma do Android detectaram a versão falsa da ferramenta com o nome Update WhatsApp Messenger (Atualize o WhatsApp Messenger), cujo desenvolvedor fingia ser o próprio serviço, com o nome “WhatsApp Inc.”. As informações são do Gizmodo.

Para utilizar o nome oficial da companhia, o criador do aplicativo usou caractere de espaço Unicode depois do nome “WhatsApp Inc.”. Assim, em código lê-se “WhatsApp+Inc%C2%A0”, porém o falso do desenvolvedor passava despercebido pelo usuário médio de Android, que ao navegar pela Play Store não conseguia visualizar o espaço logo após o nome registrado, o que explica que mais de um milhão de pessoas tenham baixado

De acordo com os usuários que baixaram o aplicativo falso, ao abrir a ferramenta não existia o serviço de mensagens. A plataforma continha apenas diversos tipos de anúncios para baixar outros aplicativos. Ainda segundo o Gizmodo, o WhatsApp falso já foi deletado pelo Google, mas o grande número de downloads não deixa dúvida a vulnerabilidade da Play Store em relação a aplicativos maliciosos.

No caso do WhatsApp falso, o intuito era fazer publicidade de outros aplicativos, mas a finalidade poderia ser pior que isso. “Isso serve também como lembrete de que todo cuidado é pouco se você estiver navegando pela loja de aplicativos do Google. Receba sempre com ceticismo notícias de melhorias na plataforma”, afirma o Gizmodo.

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas