Um falso aplicativo do WhatsApp alcançou a marca de 1 milhão de downloads na loja de aplicativos Google Play. Na quarta-feira, 8, usuários da plataforma do Android detectaram a versão falsa da ferramenta com o nome Update WhatsApp Messenger (Atualize o WhatsApp Messenger), cujo desenvolvedor fingia ser o próprio serviço, com o nome “WhatsApp Inc.”. As informações são do Gizmodo.
Para utilizar o nome oficial da companhia, o criador do aplicativo usou caractere de espaço Unicode depois do nome “WhatsApp Inc.”. Assim, em código lê-se “WhatsApp+Inc%C2%A0”, porém o falso do desenvolvedor passava despercebido pelo usuário médio de Android, que ao navegar pela Play Store não conseguia visualizar o espaço logo após o nome registrado, o que explica que mais de um milhão de pessoas tenham baixado
De acordo com os usuários que baixaram o aplicativo falso, ao abrir a ferramenta não existia o serviço de mensagens. A plataforma continha apenas diversos tipos de anúncios para baixar outros aplicativos. Ainda segundo o Gizmodo, o WhatsApp falso já foi deletado pelo Google, mas o grande número de downloads não deixa dúvida a vulnerabilidade da Play Store em relação a aplicativos maliciosos.
No caso do WhatsApp falso, o intuito era fazer publicidade de outros aplicativos, mas a finalidade poderia ser pior que isso. “Isso serve também como lembrete de que todo cuidado é pouco se você estiver navegando pela loja de aplicativos do Google. Receba sempre com ceticismo notícias de melhorias na plataforma”, afirma o Gizmodo.
Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido
Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…
A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…
O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…
Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…
Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…