C-se 20 anos

20 curiosidades sobre o Comunique-se

De um mero site dedicado a acompanhar o que ocorria nos bastidores da imprensa brasileira a media tech dedicada a oferecer soluções para facilitar a comunicação de diferentes públicos e segmentos por meio de alta tecnologia — além de realizar premiações e conquistar reconhecimentos junto ao mercado. Esse é o Comunique-se, que completa 20 anos de história nesta sexta-feira, 10 de setembro. Para comemorar a data, eis 20 curiosidades relacionadas à empresa. Confira:

  1. Sem formação em jornalismo. O criador e CEO do Comunique-se, o empreendedor carioca Rodrigo Azevedo, não é jornalista por formação. Ele é oriundo da área de TI e começou a se interessar por comunicação ao trabalhar em assessorias de imprensa.
  2. Surgimento da empresa. O Comunique-se surgiu a partir da ideia do Rodrigo Azevedo em unir os dois mundos da comunicação: redação e assessoria de imprensa. Na época, ele trabalhava em uma agência e contou com um fundo investidor para fazer acontecer.
  3. Super tecnologia (da época). Ainda hoje uma das principais soluções do grupo em que o Comunique-se se transformou, o mailing imprensa era, no começo, comercializado de uma forma até inovadora para a época: CD-ROM.
  4. Decisão acertada. Em meio aos preparativos de lançamento, havia uma dúvida: fazer a estreia oficial na segunda ou na terça-feira. Optou-se pela segunda-feira, 10 de setembro de 2001. O dia seguinte acabaria entrando de forma negativa para a história mundial, com o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York (EUA).
  5. Editor-executivo de respeito. Os primeiros passos do Portal Comunique-se tiveram um renomado jornalista no comando. Com experiência em cargos de liderança em veículos como Placar, Última Hora e O Globo, Milton Coelho da Graça foi editor-executivo no início do site. Depois, ele, que morreu em maio deste ano, atuou como colunista.
  6. Cliente fiel. Uma das primeiras clientes do serviço de mailing imprensa foi a Vera Moreira Comunicação, ainda em 2001. Detalhe: a agência segue até hoje como parceira das soluções oferecidas pela empresa.
  7. De atualizadora a sócia. Hoje sócia-diretora do grupo, sendo responsável pelas áreas de marketing e comercial, Rose Silva entrou para o Comunique-se antes mesmo da empresa ser lançada ao mercado, em setembro de 2001. E a primeira função dela foi integrar a equipe de atualizadores do mailing imprensa.
  8. Cupido. O casal de jornalistas Eliane de Souza e Ziomar Santos foi formado a partir de conversas no chat que o Portal Comunique-se manteve ativo em seus primeiros anos de vida.
  9. Primeiros mestres do jornalismo. Por falar em Prêmio Comunique-se, Heródoto Barbeiro e Mino Carta fazem parte da história do evento. Em 2007, eles e a agência CDN foram os primeiros a ganhar o título de “Mestres do Jornalismo”.
  10. O mestre dos mestres. E quando cita-se mestre do Prêmio Comunique-se, não há como se esquecer do saudoso Ricardo Boechat. Com 18 troféus conquistados ao longo do tempo, ele é o maior vencedor da história da premiação.
  11. Evento nível Oscar. Ex-âncora da CBN, Lucia Hippolito foi a primeira a usar o termo “Oscar do Jornalismo Brasileiro” para se referir ao Prêmio Comunique-se.
  12. Da sala de aula para a Rede Globo. Atual apresentador da versão paulista do programa ‘Globo Esporte’, Felipe Andreoli já atuou como professor da divisão de cursos do Comunique-se. Ele conduziu treinamento de videorreportagem.
  13. Do exterior para o Brasil. O Comunique-se já contou com colaboradores estrangeiros. Entre 2013 e 2014, a equipe de TI baseada no Rio de Janeiro contou com os trabalhos de dois africanos: a marroquina Sihame Kchiouch e o tunisiano Marnissi Ayoub.
  14. Uma “colaboradora” animal. Há alguns anos, apareceu no escritório  de São Paulo uma galinha, que chegou a ser “adotada” pela família Comunique-se. Com o nome de Gertrudes, a galinha de estimação permaneceu como “colaboradora” por pouco mais de uma semana — até que foi levada para o sítio dos familiares de um dos funcionários da empresa.
  15. Talentos resgatados. Enquanto Gertrudes foi embora e nunca mais voltou, há colaboradores que deixaram a empresa, mas com as portas abertas. Assim, voltaram a atuar como “comunicats”. Augusto Arvelos (TI), Dádiva Azevedo (marketing), Murillo Ana (comercial), Gabriel Tripodi (marketing) e Paolo Ricardo (marketing de influência) são alguns desses exemplos  — assim como este editor.
  16. Da operação para a gestão. Além de resgatar antigos colaboradores, o Comunique-se tem histórico de valorizar talentos internos. Atualmente, todo o corpo gestor começou em cargos operacionais. Todos foram formados em casa. Além da mencionada Rose Silva, há Carlos Alexandre (sócio-diretor e gestor do financeiro), Hamilton Calixto (infraestrutura), Henrique de Souza (comercial), Patrícia Rocha (sucesso do cliente), Lucas Barra (RIWeb) e Nathália Cremoneze (DINO) integram esse time.
  17. Diversidade. O Comunique-se sempre apostou na diversidade, com espaço para talentos das mais diversas regiões, orientações e religiões. Dos três sócios-diretores, dois são negros. A sócia-diretora Rose Silva, por exemplo, é nordestina do interior de Pernambuco e negra. O sócio-diretor Carlos Alexandre é negro e oriundo do subúrbio do Rio de Janeiro.
  18. Um bom lugar para se trabalhar. E quem diz isso é a organização do Great Place to Work (GPTW). Desde 2011, o Comunique-se aparece em listas da premiação, que é realizado anualmente e com base nas respostas dos próprios colaboradores. Em 2019, por exemplo, chegou a entrar a para a lista de melhores de médio porte nível América Latina. Mais do que as gratificações conquistadas, o Comunique-se destaca que tem como foco o desenvolvimento de pessoas, a qualidade de vida e, claro, resultado (principalmente dos clientes).
  19. Empresa premiada. O GPTW não é o único reconhecimento conquistado pelo Comunique-se ao longo de duas décadas de história. A empresa já venceu os prêmios Empreendedor do Ano Novo Brasil (2007), Empreendedor do Ano Ernst Young (2008), Competitividade MPE Brasil (2010) e Fornecedor Anatec (2018).
  20. Sim, grupo. Com 20 anos de vida, o que nasceu como um site sobre jornalismo tornou-se o Grupo Comunique-se. Atualmente, além de manter no ar o Portal Comunique-se, a empresa realiza os prêmios Comunique-se e Influency.me e detém as marcas Comunique-se 360, SuaTV, RIWeb, Influency.me e agência de notícias corporativas DINO.
Compartilhe
2
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Interactive Brokers lança opções diárias sobre o CAC 40® Index

A Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), uma corretora eletrônica global automatizada, anunciou hoje a disponibilidade de…

3 minutos ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Brightcove (NASDAQ: BCOV), a empresa de tecnologia de transmissão digital mais confiável do mundo, compartilhou…

13 minutos ago

Keyloop conclui aquisição da Automotive Transformation Group (ATG)

A Keyloop, uma empresa mundial de tecnologia automotiva, anunciou hoje a conclusão da aquisição da…

18 minutos ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Como líder do mercado de transmissão digital, o fornecedor de tecnologia de vídeo se tornou…

23 minutos ago

Lenovo avança foco na segurança do cliente com nova resiliência cibernética como serviço (Cyber Resiliency as a Service) impulsionada por IA

Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a potência tecnológica mundial, lançou sua nova Cyber Resiliency as…

25 minutos ago

LambdaTest eleva a segurança e o desempenho com proxy SOCKS5 e suporte HTTP/2

LambdaTest, uma plataforma líder de testes unificados baseada em nuvem, anunciou funcionalidades aprimoradas em seu…

32 minutos ago