O ‘Jornal Nacional’ vive seu pior momento em audiência. A previsão é que o principal telejornal da TV Globo termine o ano com média de 24,4 pontos, segundo informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Feltrin, no UOL. São considerados dados do Kantar Ibope Media.
Leia mais:
- Recorde: portal Metrópoles passa a contar com audiência bilionária
- Jovem Pan News comemora vice-liderança entre canais de notícias
- TV Brasil comemora aniversário no top 10 de maiores audiências
Seguindo a pontuação prevista, até o final do ano, o ‘Jornal Nacional’ terá alcançado cerca de 6,5 milhões de domicílios ou 17.4 milhões de pessoas. Em 2021, cada ponto do Painel Nacional de Televisão (PNT) equivale a 268.278 domicílios e 716.007 indivíduos. Em dados de share, o programa jornalístico deverá registrar média de 37,7%.
Com dados obtidos a partir de 2001, Feltrin destaca que desde o início do século, o ‘JN’ tem perdido um grande volume de telespectadores, especialmente para plataformas de streaming e internet. Desde o dado mais antigo na lista do colunista do UOL até a previsão para 2021, o programa deixou de ser visto por cerca de 32% do público.
Em 2004, o ‘Jornal Nacional’ viveu seu melhor momento. A audiência registrada chegou a 41,9 pontos e 67,1% de share. Foi a única vez em que a barreira dos 40 pontos foi ultrapassada. Apesar da redução no público que o assiste (desde 2013, o programa está abaixo dos 30 pontos no Ibope), o telejornal segue na liderança com grande diferença com relação aos concorrentes.
Veja a lista completa, com os dados de audiência obtidos pela coluna de Ricardo Feltrin.