Portal Comunique-se

2021 é o pior ano da história do ‘Jornal Nacional’ no Ibope

2021 é o pior ano da história do ‘Jornal Nacional’ no Ibope
Desde 2001, o telejornal sofreu queda de audiência superior a 30%. (Imagem: Globo/João Cotta).

É o que informa colunista do UOL

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O ‘Jornal Nacional’ vive seu pior momento em audiência. A previsão é que o principal telejornal da TV Globo termine o ano com média de 24,4 pontos, segundo informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Feltrin, no UOL. São considerados dados do Kantar Ibope Media.

Leia mais:

Seguindo a pontuação prevista, até o final do ano, o ‘Jornal Nacional’ terá alcançado cerca de 6,5 milhões de domicílios ou 17.4 milhões de pessoas. Em 2021, cada ponto do Painel Nacional de Televisão (PNT) equivale a 268.278 domicílios e 716.007 indivíduos. Em dados de share, o programa jornalístico deverá registrar média de 37,7%.

Com dados obtidos a partir de 2001, Feltrin destaca que desde o início do século, o ‘JN’ tem perdido um grande volume de telespectadores, especialmente para plataformas de streaming e internet. Desde o dado mais antigo na lista do colunista do UOL até a previsão para 2021, o programa deixou de ser visto por cerca de 32% do público.

Em 2004, o ‘Jornal Nacional’ viveu seu melhor momento. A audiência registrada chegou a 41,9 pontos e 67,1% de share. Foi a única vez em que a barreira dos 40 pontos foi ultrapassada. Apesar da redução no público que o assiste (desde 2013, o programa está abaixo dos 30 pontos no Ibope), o telejornal segue na liderança com grande diferença com relação aos concorrentes.

Veja a lista completa, com os dados de audiência obtidos pela coluna de Ricardo Feltrin.

Compartilhe

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner