Mais da metade dos municípios brasileiros são desertos de notícias. Ou seja, não contam com meios jornalísticos locais. A conclusão é da segunda etapa do Atlas da Notícia. O projeto, que contou com uma campanha de crowdsourcing (levantamento de dados colaborativo), foi divulgado na última semana.
O estudo concluiu que não há veículos de comunicação em 51% dos 5570 municípios brasileiros, onde vivem 30 milhões de pessoas. Em 30% das cidades, onde habitam 34 milhões de pessoas, há só um ou dois veículos de comunicação. São considerados “quase desertos” e correm o risco de se tornarem “desertos de notícias”.
Projeto inédito de mapeamento de veículos de jornalismo — especialmente local — no Brasil, o Atlas da Notícia é uma realização do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e tem a pesquisa, análise e publicação dos dados desenvolvida pela agência Volt Data Lab.
Para a presidente do Projor, Angela Pimenta, o “direito humano universal de receber informações de interesse público sobre o poder local fica comprometido com a ausência de jornalismo local”, conforme declarou em entrevista recente.
Segundo o Atlas da Notícia, quase 60% dos veículos de comunicação brasileiros são de rádio ou impresso. Foram catalogadas 4007 iniciativas de rádio, 3368 jornais impressos, 2773 veículos de televisão, 2263 iniciativas online e 56 revistas. Os desertos de notícia são mais presentes nas regiões Norte (70% dos municípios) e Nordeste (64%). A região Sudeste (38%) é a que menos tem vazios de iniciativas jornalísticas.
Sergio Spagnuolo, editor do Volt Data Lab, considera que ao “se obter conhecimento sobre vazios de notícia e sobre a característica de veículos no interior do Brasil, fora dos grandes centros de mídia, será possível orientar iniciativas, programas e políticas que possam fortalecer o jornalismo local”.
O levantamento também constatou uma correlação entre a presença de veículos jornalísticos e um maior índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM). O estudo completo está disponível no site do Atlas da Notícia.
O estudo recém-divulgado não é comparável com os divulgados anteriormente, já que leva em consideração informações pesquisadas em 2017, enquanto os demais utilizam-se do Censo 2010. Além disso, é a primeira vez que o Atlas da Notícia considera veículos de TV, rádio, impresso e online conjuntamente.
O Atlas da Notícia se inspira no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. Com apoio do Facebook Brasil, ele conta também com a parceria institucional da Abraji.
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Por Rafael Oliveira.
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