ESPECIAIS

Mais um jornal impresso é extinto no Brasil

jornal impresso - a cidade
A Cidade passa a existir só na internet (Imagem: Weber Sian/A Cidade)

Publicação com mais de 104 anos de história abandona de vez a sua versão em papel. Fora do impresso, jornal sediado no interior de São Paulo foca na produção de conteúdo online

A imprensa brasileira deixa de contar com mais um veículo de comunicação em papel. A partir desta quarta-feira, 31 de outubro, as bancas de Ribeirão Preto e outras cidades do interior de São Paulo deixarão de receber a versão impressa do centenário jornal A Cidade. Controlada pelo Grupo EP, que entre outras atividades administra quatro afiliadas da TV Globo, a marca passa a existir somente no ambiente online.

O jornal A Cidade estava em circulação desde janeiro de 1904. A última edição do impresso circulou na manhã desta terça, 30. Sem falar em crise, os editores da publicação uniram o passado ao futuro. A primeira página apresentou parte da capa do veículo em sua estreia (há mais de um século). Acima, como folha sendo virada, há informação de que o “mundo é digital” — assim como o município de Ribeirão Preto. Como não poderia ser diferente, o site foi divulgado: acidadeon.com.

Em comunicado divulgado por meio do Facebook, a equipe de A Cidade reforça que sempre trabalhou em prol de um grupo, o próprio público. “[Apresentamos] uma edição histórica, recheada de boas lembranças sobre o bom jornalismo praticado por quem sempre escolheu um lado para a luta: a do leitor”. Pelo site, a direção do jornal preparou um texto direcionado aos assinantes. Para eles, o compromisso de ressarcimento a quem contam com crédito com a empresa de comunicação.

Bom dia! Confira a capa da última edição impressa do Jornal A Cidade desta terça-feira, 30 de outubro de 2018

Publicado por ACidade ON Ribeirão em Terça-feira, 30 de outubro de 2018

A Cidade digital

Pelos dois canais digitais – site oficial e rede social -, a marca informa que a partir de agora a internet passa a ser o meio para a produção de 100% de seu conteúdo jornalístico. O grupo reforça que, além de ler notícias, muitas outras atividades podem ser feitas por meio do mundo virtual. “Pedimos pizza no toque do dedo, chamamos o transporte particular com um clique, conversamos com quem está do outro lado do mundo em tempo real, com imagens, com sons, com palavras”.

“Agradecemos a todos os assinantes, leitores, anunciantes, assessorias de imprensa, agências de publicidade, bancas e todos os parceiros que estiveram conosco e sempre acreditaram na nossa força e na nossa marca. Estaremos sempre juntos, agora no mundo digital”, diz parte do comunicado divulgado nesta terça, 30. O domínio acidadeon.com conta com mais de 1,6 milhão de visitas por mês, de acordo com os dados de setembro do SimilarWeb.

Publicado por ACidade ON Ribeirão em Segunda, 29 de outubro de 2018

Contando histórias

Aqui no ACidade ON Ribeirão você fica informado sempre!

Publicado por ACidade ON Ribeirão em Segunda, 29 de outubro de 2018

Demissões

Oficialmente, a direção de A Cidade não fala em demissões. O mesmo ocorre por parte do comando do Grupo EP. Reportagem do Portal Comunique-se apura, contudo, que profissionais devem ser dispensados, sobretudo da parte gráfica (que será desativada). Em relação à redação, a ideia é aproveitar o máximo possível de jornalistas que estavam no impresso para o online. De acordo com o Mailing, serviço de contatos jornalísticos oferecido pelo Comunique-se, a redação de A Cidade conta com 12 comunicadores, enquanto o site registra sete componentes na redação.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

6 Comentários

COMENTAR