O material investigativo denuncia atos da Polícia Militar de São Paulo entre os anos 1970 e 1990
O livro ‘Rota 66: a História da Polícia que Mata’, do jornalista Caco Barcellos, ganhará uma versão audiovisual na Globoplay. A plataforma de streaming produzirá uma série baseada na premiada investigação jornalística sobre as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar de São Paulo, sob a produção da Boutique Filmes. A informação foi publicada na coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.
Leia mais:
- Folha de S. Paulo fecha parceria com produtora para levar reportagens ao cinema e à TV
- Esporte Clube Pinheiros ignora acusação de racismo contra repórter da CNN
No livro, publicado em 1992 pelo apresentador do Profissão Repórter e mestre do jornalismo pelo Prêmio Comunique-se, são denunciados abusos de autoridade e assassinatos cometidos pela polícia entre 1970 e 1990. O material identificou milhares de pessoas vítimas de violência policial na capital paulista e foi vencedor da categoria ‘reportagem’ do Prêmio Jabuti, em 1993.
Apesar de ainda não ter uma data prevista para a estreia, o elenco que levará o livro-reportagem às telas já está sendo sondado. Também na equipe de produção da série, o texto divulgou que Teodoro Poppovic, autor da série ‘Feras’, da MTV, será o responsável pelos roteiros.
Mestre do jornalismo
Caco Barcellos está entre os profissionais mais reconhecidos pelo Prêmio Comunique-se. O jornalista esteve entre os vencedores desde a primeira edição, quando concorreu na categoria ‘Brasileiro no Exterior – Mídia Falada’. Em 2010, ele entrou para o ‘hall da fama’ do Comunique-se e recebeu o título de ‘mestre do jornalismo’.
A trajetória do jornalista na premiação pode ser vista no infográfico sobre a história do evento.