As novidades são da revista Vogue Brasil e do programa Globo Esporte
Com reconhecimentos internacionais e novos membros nas equipes, os últimos dias foram movimentados no jornalismo brasileiro. O prêmio Green Award foi conquistado pela revista Vogue Brasil, enquanto o Globo Esporte teve uma matéria vencedora do AIPS (International Sports Press Association) Awards de 2020. O programa da Rede Globo também conta com novos membros na equipe da afiliada em Santa Catarina, a NSC.
Com matéria sobre a Amazônia
A reportagem ‘Guardiões da Floresta’, escrita por Claudia Lima, Luciene Kaxinawá e Sylvain Justum e publicada em setembro de 2020 pela Vogue Brasil, foi vencedora do prêmio Green Award, disputado por todos os títulos da editora ao redor do mundo. O texto aborda as dificuldades para a preservação da Amazônia . Para relatar a situação, figuras importantes para a proteção da maior floresta do mundo são protagonistas.
Em comemoração, a revista emitiu uma nota à imprensa, na qual ressalta como a indústria da moda deve estar ligada ao meio ambiente. “É nossa responsabilidade, como uma das principais plataformas da moda e da beleza no mundo, fazer mudanças, questionar e também encontrar maneiras de fazer a nossa parte”, pondera a diretora de conteúdo da revista, Paula Merlo.
Leia mais:
- Johnson & Johnson abre vaga para gerente de comunicação
- Mais canal no YouTube, novos colunistas e contratação
O material ainda ressalta que uma parcela do valor recebido pelo prêmio será doado à organização Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA), fundada pela educadora Rita Teixeira, que estampou uma das capas da edição de setembro de 2020.
Sobre a manipulação do futebol
Outra reportagem brasileira foi reconhecida internacionalmente, dessa vez, no meio esportivo. A produção ‘Máfia em campo’ foi ganhadora do International Sports Press Association (AIPS) Awards de 2020. Nela, é denunciada a manipulação de resultados na Série C do Campeonato Carioca de 2019.
A vitória foi comemorada em uma publicação no site do Globo Esporte. O texto aponta que a categoria vencida, de jornalismo investigativo, é considerada a mais importante do evento. “Em três meses de apuração, o Esporte Espetacular obteve depoimentos de atletas, teve acesso a diálogos dos envolvidos e gravou a atuação dos suspeitos nas arquibancadas para mostrar como o grupo fraudava as partidas da quarta divisão do Rio de Janeiro”.
O material, exibido em janeiro de 2020, é de autoria de Fred Justo, Sérgio Rangel, João Marcos Braga, Yuri Bobeck, Carlos Carvalho, Paulo César Júnior, Augusto Câmara, Rogério Siciliano, Jefferson Sousa e Victor Coelho. Além do reconhecimento do AIPS Awards, a reportagem também foi finalista do prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo, organizado pelo IPYS (Instituto Prensa y Sociedad).
Novos membros na equipe da NSC
Em Santa Catarina, o Globo Esporte tem novos membros em sua equipe. O ex-jogador de futebol Eduardo Costa e a ex-árbitra Fernanda Colombo tiveram suas contratações anunciadas no dia 16 de março como comentaristas do Campeonato Catarinense 2020 e já estrearam na NSC, afiliada da Globo na região.
No texto de divulgação dos novos comentaristas, o head de Esportes da emissora, Luciano Calheiros, afirma que as contratações têm como objetivo levar análises mais técnicas sobre ao público. “É importante oferecer ao torcedor uma análise mais ampla. Estabelecer um equilíbrio entre a leitura de jogo do especialista e a daquele que viveu a experiência dentro de campo”, ressalta.