Mais um projeto com décadas de história na mídia brasileira resolveu deixar a comunicação em papel de lado para investir 100% na produção de conteúdo no ambiente online. Dessa forma, a derradeira edição impressa da Folha da Região, de Araçatuba (SP), circulou no último domingo, 1º de agosto.
Leia mais:
- Jovem Pan entra na mira da CPI da Pandemia
- Instagram bloqueia conta de narradora da Globo
- Assessor de Bolsonaro ofende âncora da Record
Ao avisar da novidade que começou a valer nesta segunda-feira, 2, a direção do veículo de comunicação definiu a estratégia como “passo ao futuro”. Nesse sentido, a publicação valorizou feitos realizados desde junho de 1972, quando chegou ao mercado editorial do interior paulista. Destacou, por exemplo, ter sido um dos primeiros de São Paulo a utilizar cores diariamente e a apostar na internet – ambas as ações implementadas na década de 1990.
Consonância com a tendência mundial no mundo das comunicações
“O jornal se torna digital para que o leitor continue sendo o primeiro a saber do que acontece em seu bairro, em sua cidade e em todo o mundo. Em consonância com a tendência mundial no mundo das comunicações, a Folha passa a apresentar um conteúdo mais robusto e imediato por meio do seu portal e ainda oferecerá o tradicional jornal diário de forma digital”, avisou a equipe da Folha da Região que, com o impresso, chegava às bancas de Araçatuba e outros 41 municípios do estado de São Paulo.
Versão impressa da Folha da Região pode voltar?
Diferentemente do comunicado publicado em seu portal e na edição em papel do último domingo, mensagem destinada aos assinantes avisa que há a possibilidade de a Folha da Região voltar a ser impressa. No material ao qual a reportagem do Portal Comunique-se, fala-se em “pandemia e seus reflexos no mercado de jornais” ao anunciar a mudança. O termo encerramento, no entanto, não aparece. No lugar, surge a palavra “suspensas” ao se referir às edições impressas. Suspensão essa adotada “por tempo indeterminado”, mas que pode ser interrompida caso o “cenário mude”.
De acordo com o Comunique-se 360, solução de mailing imprensa do Grupo Comunique-se, a edição impressa da Folha da Região de Araçatuba tinha tiragem de 8 mil exemplares, que circulavam seis vezes por semana (só não tinha versão em papel às segundas-feiras).