A escolhida para o novo posto de liderança já trabalha no Grupo Globo. Atual colunista da revista Época, Ruth de Aquino assumirá em janeiro de 2018 a função
Diretor-geral da Infoglobo e da Editora Globo, Frederic Kachar anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, mudanças envolvendo posições de liderança na empresa. O comunicado enviado aos colaboradores indica que, ao decorrer dos próximos meses, o jornal O Globo e a revista Época contarão com novos diretores de redação, conforme noticiado pelo Portal Comunique-se. Além dessas novidades, o organograma dos impressos passa a contar com uma “superdiretora”.
A escolhida para o novo posto de liderança já trabalha no Grupo Globo. Atual colunista da revista Época, Ruth de Aquino assumirá em janeiro de 2018 a função de diretora editorial da redação integrada – projeto que será elaborado e unirá, num mesmo projeto, os jornalistas da Época, d’O Globo, do Extra e do Expresso. Dessa forma, Alan Gripp (futuro diretor de redação de O Globo), Octavio Guedes (Extra) e Daniela Pinheiro (que comandará a Época) irão se reportar à Ruth.
Preparando-se para ser diretora editorial, Ruth de Aquino se reportará, por sua vez, diretamente a Fred Kachar. Cargo de gestão não será novidade para a jornalista. Ela já foi editora-chefe e diretora multimídia do jornal carioca O Dia. Na Editora Abril, tocou o setor de projetos especiais e foi correspondente em Paris. Sua primeira passagem pela revista Época, ocupou os cargos de redatora-chefe e diretora da sucursal no Rio de Janeiro. Além disso, trabalhou em veículos como Jornal do Brasil, TV Manchete e BBC.
A vida profissional de Ruth de Aquino não se resume a redações. Ela é mestra em “Ética versus Necessidade de Vender” pela London School of Economics e teve a oportunidade de presidir o Fórum Mundial de Editores da Associação Mundial de Jornais (WAN). Com as novas responsabilidades, não foi anunciado se a jornalista seguirá com as colunas veiculadas na Época. A publicada na última semana, intitulada “Aécio vira farinata”, conta com oito comentários no site da publicação.
“As mudanças visam ao fortalecimento editorial das marcas, enriquecendo a produção do jornalismo de excelência com a união das equipes em um ambiente de colaboração constante”, comenta Frederic Kachar. “O apoio de todos será fundamental para o sucesso do time editorial na liderança de marcas prestigiadas e na contínua construção de uma empresa cada vez mais inovadora e indispensável neste novo contexto de mercado em que nos encontramos”, complementa o executivo.