COMUNICAÇÃO

Troca no comando da redação de O Globo

o globo - comando - mudanças - ascânio seleme - alan gripp
Primeira página de O Globo desta segunda-feira, 23. A partir de dezembro, jornal terá novo diretor de redação (Imagem: Reprodução)

Diretor de redação do jornal O Globo desde 2011, Ascânio Seleme deixa o cargo para se tornar colunista. Com isso, editor de integração assume como número 1 do veículo 

A semana começou com o diretor-geral da Infoglobo e da Editora Globo, Frederic Kachar, anunciando grandes mudanças na estrutura da empresa. Entre as novidades está a saída do jornalista Ascânio Seleme do posto de diretor de redação de O Globo. Ele deixa o cargo depois de sete anos. Então diretor-adjunto, assumiu como número 1 do impresso em agosto de 2011, após a morte de Rodolfo Fernandes.

No comunicado interno, Frederic Kachar informa que a relação de Ascânio Seleme com o jornal O Globo não chegará ao fim. O executivo garante que o profissional deixa a direção de redação em novembro para depois atuar – em formato de colaborador – como colunista da publicação. Ele não será o primeiro a fazer esse caminho. No começo nos anos 2000, o então diretor de jornalismo do veículo, Merval Pereira, deixou o cargo de chefia para se tornar colunista.

Prestes a chegar ao fim, a gestão do comunicador n’O Globo foi elogiada pelo diretor-geral da empresa. “À frente do jornal, Ascânio sempre prezou pela excelência editorial, atuando com uma equipe de jornalistas e colunistas renomados, coberturas amplas e analíticas e furos de reportagem históricos, características que garantiram o posicionamento do Globo como um dos principais veículos de comunicação do país”, comenta Kachar.

o globo - comando - mudanças - ascânio seleme - alan gripp - perfil ascânio
Ascânio Seleme: de diretor a colunista (Imagem: Divulgação/Agência O Globo)

Com Ascânio Seleme fora direção, a redação de O Globo passará a ser conduzida por Alan Gripp. Editor de integração de O Globo – aparecendo no expediente do jornal como coordenador do time de editores executivos -, terá a responsabilidades de “consolidar o avanço do negócio na atuação multiplataforma, potencializando o desenvolvimento de narrativas e abordagens adequadas às necessidades dos consumidores”, conforme registra Kachar. A troca de comando será oficialmente feita no início de dezembro.

A promoção de Gripp movimentará mais uma pessoa da redação do jornal. A editoria de integração passará a ser conduzida por Maria Fernanda Delmas, hoje editora-executiva. No novo cargo, ela assumirá o desafio de “garantir o melhor funcionamento da redação integrada”. Kachar adianta que ela terá de alinhar “as práticas e os processos aos objetivos do negócio” relacionado à operação do veículo de comunicação.

O antigo diretor
Catarinense de Canoinhas, Ascânio Seleme começou a carreira no jornalismo aos 16 anos, colaborando com o Correio do Norte, publicação de sua cidade natal. Ainda em Santa Catarina e já formado em comunicação social, trabalhou no Jornal de Santa Catarina e na TV Cultura. No Rio de Janeiro, passou por TV Globo, TV Manchete, IstoÉ e Gazeta Mercantil. Em 1988, chegou ao Globo. No jornal, de onde saiu em 2000 para voltar em 2001, foi repórter, editor, correspondente em Paris e editor executivo. Na carreira, conquistou três prêmios Esso e outros reconhecimentos nacionais.

o globo - comando - mudanças - ascânio seleme - alan gripp - perfil gripp
Alan Gripp assume o comando de O Globo em dezembro (Imagem: Marcos Tristão/Agência O Globo)

O novo diretor
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com especialização em políticas públicas Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Alan Gripp é natural de Niterói (RJ) e começou a carreira no local O Fluminense e chegou à reportagem de O Globo em 2000, onde ganhou prêmios – inclusive dois Esso e um Rei da Espanha. Em 2007, trocou o veículo carioca pela Folha de S. Paulo. Voltou a’O Globo em 2014 como editor de política.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

3 Comentários

COMENTAR