Portal Comunique-se

Abraji e Meta lançam programa de mentoria e apoio financeiro a jornalistas

Abraji e Meta lançam programa de mentoria e apoio financeiro a jornalistas
Os treinamentos abordaram tanto questões de produção editorial quanto de sustentabilidade. (Imagem: iStock).

A iniciativa é destinada a participantes das últimas três edições dos cursos de jornalismo local, promovidos pela associação

Compartilhe
clipping-curadoria-2

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Meta Journalism Project abriram, na última quarta-feira, 5, as inscrições para o programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e estudantes que tenham participado de uma das três edições dos cursos de jornalismo local da Abraji. Os treinamentos abordaram tanto questões de produção editorial quanto de sustentabilidade e foram realizados entre 2019 e 2021, somando 10,1 mil inscritos.

Leia mais:

Promovido em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ), o programa oferecerá mentoria com especialistas do mercado e apoio financeiro para os selecionados, com uma bolsa de até US$ 2.500. Acelerando a Transformação Digital tem início em fev.2022 e busca fomentar o ecossistema de notícias no Brasil por meio do fortalecimento do jornalismo local.

Para concorrer, os jornalistas e estudantes de jornalismo devem ser contratados, colaborar ou ter colaborado com veículos de notícias listados no Atlas da Notícia; ser independentes de partidos políticos; e ter a maior parte do seu conteúdo original produzido em português. Aqueles que possuírem certificado de participação de um dos cursos de jornalismo local oferecidos pela Abraji com apoio do Meta terão preferência no momento da seleção.

Além disso, os candidatos deverão enviar uma proposta de reportagem ou novo produto (ou novo projeto) para uma organização de mídia local listada no Atlas da Notícia. É necessário que o jornalista ou estudante apresente uma comprovação de que possui relação com o veículo, inclusive como colaborador. O programa aceitará ainda propostas que visem criar um novo meio de comunicação com foco local, dando prioridade aos projetos de cidades caracterizadas como desertos e quase desertos de notícias.

O programa de aceleração poderá dar o impulso que faltava para que algumas dessas ideias sejam levadas adiante de modo mais consistente”, Sérgio Lüdtke.

Segundo Sérgio Lüdtke, coordenador de cursos da Abraji, milhares de jornalistas e estudantes que participaram dos cursos para o jornalismo local têm manifestado em suas avaliações o quanto os conteúdos os têm “estimulado a mudar processos, criar produtos ou reportagens com base no que viram durante os treinamentos”.

Na avaliação de Lüdtke, “o programa de aceleração poderá dar o impulso que faltava para que algumas dessas ideias sejam levadas adiante de modo mais consistente e possam servir de exemplo e estímulo a outros colegas”.

Mais informações sobre o programa Acelerando a Transformação Digital podem ser consultadas aqui. Interessados deverão se inscrever até o dia 4 de fevereiro. Dúvidas devem ser encaminhadas para Bruna Borjaille (bborjaille@icfj.org) e Alison Grausam (agrausam@icfj.org).

*Matéria originalmente publicada no site da Abraji.

Compartilhe
0
0

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata