(Imagem: Reprodução/IstoÉ/Poder 360)
A capa da atual edição da revista IstoÉ segue agitando o governo federal. Dias após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, chamar a publicação de “criminosa”, foi a vez da Advocacia-Geral da União (AGU) agir. Em notificação extrajudicial enviada à direção do impresso, o órgão pede para o material ser trocado como forma de direito de resposta. Pela sugestão, o presidente Jair Bolsonaro deixaria de ser comparado ao nazista Adolf Hitler para ser elogiado pela publicação, sendo referido como alguém que “defendeu a vida” em meio à pandemia da Covid-19.
No conteúdo encaminhado à revista da Editora Três, a AGU argumenta que o tom crítico a Bolsonaro foi “ridículo, pueril, acintoso e criminoso”, informa o portal Poder 360. Na capa em questão, Bolsonaro aparece como se fosse Hitler, com o característico bigode do nazista formando a palavra “genocida”. Além disso, o chefe de Estado brasileiro é chamado de “mercador da morte”. Nas páginas internas da IstoÉ, o político é definido como “arquiteto da tragédia”.
Atacou as instituições presidência da República e governo do Brasil de um modo sem precedentes
“A revista Istoé atacou as instituições presidência da República e governo do Brasil de um modo sem precedentes, com o artifício mais baixo e arrogante do debate político, explorando a um só tempo a dor do povo judeu e a dor de quem perdeu pessoas amadas na Covid”, afirma a AGU na notificação. Para o órgão, essa declaração deve ser divulgada pela revista como forma de retratação — que, conforme a solicitação, precisa contar com capa em que Bolsonaro aparece sorridente, acenando ao povo e abraçando crianças; com tudo acompanhado da manchete “governo Bolsonaro defendeu a vida, o emprego, a liberdade e a dignidade”.
A AGU indica que o comando da Editora Três tem até sete dias para providenciar a capa da IstoÉ elogiosa a Jair Bolsonaro. Como a empresa de comunicação deve se recusar a realizar tal ação, o embate deve parar na Justiça. Isso porque o órgão indica que “demais providências cabíveis no âmbito penal e cível” serão tomadas. A notificação é assinada pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco.
A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi…
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…