CARREIRA

Além do vídeo: plano de negócios, FSA e edital

plano de negocios - fsa - julia nogueira - imprensa mahon - video
(Imagem: reprodução)

Canal voltado a produtores de conteúdo audiovisual, Imprensa Mahon apresenta mais uma entrevista. Em vídeo, Julia Nogueira, da Camisa Listrada BH, dá dicas até sobre assessoria. Ela também fala de edital, plano de negócios e FSA 

Sócia da produtora Camisa Listrada BH, Julia Nogueira entende tanto do riscado que é coautora do Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento. Contradizendo Nelson Rodrigues (ou Otto Lara Resende?), Julia Nogueira, em entrevista à Imprensa Mahon, solidarizou-se a todos os produtores e estudantes. Ela deu dicas essenciais para montar um plano de negócios e tocar o seu projeto audiovisual.

“Cuidado com ‘orçamento de ficção’. Orçamento mal feito pode quebrar sua produtora. O principal trabalho que faço, e o que mais gosto, é desenvolvimento de projetos. E não só a parte criativa. Começamos com ela e depois vamos para os elementos estratégicos: orçamento, plano de negócios e, principalmente, para quem é esse projeto? Pensar num projeto para apenas um canal como foco pode ser muito complicado”, avisou.

Na conversa com Krishna Mahon, Julia Nogueira defendeu a eficiência do FSA. “A principal fonte de financiamento para produção para TV”. Ela ainda lembrou da importância da Rouanet e das leis estaduais de incentivo. Para a sócia da Camisa Listrada, os produtores devem ajudar os canais e as marcas a utilizar os recursos das leis de incentivo, principalmente do FSA. “Não falta dinheiro para o audiovisual, é aprender a como acessar”, disse a otimista entrevistada.

Leia mais:

Outra dica foi além da produção audiovisual em si. “Assessoria jurídica e assessoria contábil não são seu pai advogado nem sua vizinha contadora. Pesquise bem, pois elas têm que entrar em seu orçamento. Não peça contratos para o seu amigo. As pessoas não pensam nisso. ‘Já tenho os contratos de um projeto anterior e vou usá-los.’ Não faça isso!”, ensinou a generosa Julia Nogueira.

A Camisa Listrada BH recebe projetos de roteiristas e produtores no e-mail julia@camisalistrada.com.br.

Assista à entrevista à Imprensa Mahon:

SOBRE O AUTOR

avatar

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

COMENTAR

COMENTAR