Comunicação

Ameaçada, jornalista do UOL ganha apoio de entidades

O trabalho realizado no comando do podcast ‘UOL Investiga’, lançado neste mês com a primeira temporada dedicada a denunciar a vida secreta do atual presidente da República, rendeu ameaça à repórter Juliana Dal Piva. Na última sexta-feira, 9, ela registrou ter sido ameaçada por Frederick Wassef, advogado da família de Jair Bolsonaro. A situação fez com que a jornalista recebesse apoio de entidades de dentro e de fora da imprensa.

Leia mais:

Em mensagem enviada à jornalista, que compartilhou a íntegra do conteúdo no blog que edita no UOL, Wassef chegou a sugerir o que poderia ocorrer com profissionais que buscam apurar informações relacionadas a autoridades em determinadas localidades. Para isso, citou como exemplo países reconhecidos por serem ditaduras. “Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo”, escreveu o advogado próximo a Bolsonaro.

Ao revelar para o público a ameaça, Juliana Dal Piva destacou que a mensagem de Wassef fora enviada logo após a publicação de mais um episódio do podcast sobre a “vida secreta” de Bolsonaro. No conteúdo em questão, a jornalista trouxe à tona elementos que indicariam a participação do hoje mandatário do país em esquema de peculato envolvendo ex-assessores na época em que foi deputado federal. Também conhecido como “rachadinha”, o crime de peculato nada mais é do que uma forma de políticos se apropriarem de dinheiro público.

Jornalista recebe apoio de entidades

Desde que expôs a ameaça protagonizada por Frederick Wassef, Juliana Dal Piva tem recebido apoio de colegas, da chefia do UOL, de políticos e de entidades. Até o momento, a lista de instituições que saíram em defesa da jornalista conta com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em nota, a Abraji destacou o fato de Wassef não ser o primeiro aliado do presidente da República a agir contra o livre trabalho de jornalistas. “Defendemos a liberdade de imprensa como direito garantido pela Constituição e pilar do Estado Democrático de Direito. Todo o apoio a Dal Piva, ao UOL e a todos os veículos e profissionais de imprensa que vêm sendo atacados sistematicamente desde que o governo Bolsonaro assumiu o poder, em janeiro de 2019”.

Por meio de carta assinada pelo presidente Paulo Jeronimo, a ABI fez questão de sinalizar que está à disposição para auxiliar a jornalista na parte jurídica. “Ao tomar conhecimento das ameaças feitas pelo advogado Frederick Wassef, hospedeiro do famigerado Fabrício Queiroz, entre outras proezas, expresso a solidariedade da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colocando-nos à disposição para a adoção de medidas que se fizerem necessárias à sua proteção”.

Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz anunciou pelo Twitter, ainda na última sexta-feira, que a instituição analisará o caso. “Minha solidariedade à jornalista Juliana Dal Piva . Vou determinar que a corregedoria da OAB apure o fato ocorrido e tome as medidas necessárias”, afirmou. A integrante do UOL agradeceu publicamente pelo apoio: “muito obrigado!”, registrou a jornalista ameaçada por Wassef.

Juliana Dal Piva e UOL não se intimidam

Diante da ameaça, a jornalista Juliana Dal Piva e o UOL demonstraram não terem se intimidado. “Repudiamos o ataque cometido pelo advogado do presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, contra nossa colunista Juliana Dal Piva e reiteramos nosso apoio ao seu trabalho e nosso compromisso com o jornalismo sério, independente, apartidário e voltado para atender o interesse público”, afirmou o gerente-geral de notícias e entretenimento do portal, Alexandre Gimenez.

Mais uma jornalista denuncia Frederick Wassef

A colunista do UOL não é, contudo, a primeira jornalista a ser ameaçada pelo advogado da família do presidente Jair Bolsonaro. Repórter do Valor Econômico e especializada na cobertura de assuntos envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), Luísa Martins foi às redes sociais para divulgar um episódio que teria ocorrido meses após a chegada de Bolsonaro ao Palácio do Planalto.

“Ele [Wassef] foi até a porta do STF e me coagiu a entrar no carro dele para reclamar de uma matéria”

Luísa Martins

“Embora assustador, o comportamento de Wassef infelizmente não surpreende: em 1º de outubro de 2019, ele foi até a porta do STF e me coagiu a entrar no carro dele para reclamar de uma matéria”, afirmou Luísa Martins. “Não é fato isolado. Minha solidariedade à incrível repórter Juliana Dal Piva”, continuou a jornalista em postagem no Twitter.

Enquanto isso…

Enquanto são reveladas ameaças contra jornalistas mulheres protagonizadas por advogado sabidamente próximo à sua família, o presidente da República preferiu anunciar o que fez em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado para apurar supostas irregularidades no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil. “Caguei para a CPI”, disse Bolsonaro, conforme destacou em uma de suas edições o jornal Correio Braziliense.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

12 horas ago

Arduino® expande sua presença no Brasil com a Mixtou

Nova parceria busca ampliar o acesso dos kits e microcontroladores da Arduino®, promovendo a inovação…

12 horas ago

Inclusão de IA em MBAs capacita profissionais para carreiras do futuro

Segundo pesquisa, 72% das empresas já adotaram o uso de Inteligência Artificial

12 horas ago