Portal Comunique-se

Assédio e danos morais: afiliada da Globo é condenada a indenizar jornalista

tv globo - logo - indenização contra jornalista - danos morais e assédio
(Imagem: Divulgação)

Apresentador pediu demissão ao vivo em fevereiro de 2019

Compartilhe
banner - aniversário - comunique-se (1)

Depois de mais de dois anos, a saída do jornalista Kaio Cezar do Sistema Verdes Mares, do Ceará, voltou a ser notícia nesta semana. Isso porque o profissional contou com decisão favorável no Tribunal Regional do Trabalho de Fortaleza. O órgão concedeu ao comunicador cerca de R$ 2 milhões, a título de indenizações por assédio e danos morais. As informações são do site da IstoÉ.

Leia mais:

A relação profissional entre Kaio Cezar e o conglomerado nordestino de mídia acabou em fevereiro de 2019. Até aquele momento, o jornalista atuava em três dos veículos mantidos pelo grupo: TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo no Ceará), TV Diário e Rádio Verdes Mares. Contudo, então produtor e âncora titular da versão local do programa ‘Globo Esporte’, ele pediu demissão ao vivo. “Não abro mão do respeito”, disse na ocasião.

Uma vez fora da afiliada da Rede Globo, Kaio Cezar foi às redes sociais para criticar publicamente Paulo César Norões, então diretor do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Entre outros pontos, acusou o executivo de tê-lo ofendido durante uma reunião, tendo de ouvir que deveria ir “tomar no c…”, conforme registrado à época pelo Portal Comunique-se.

Pela situação, Kaio Cezar recebeu apoio da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC) e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Agora, o jornalista também contou com apoio da Justiça. Para o juiz Adalberto Ellery Barreira Neto, ficou comprovado que o apresentador sofreu danos enquanto foi funcionário do Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Não são fatos corriqueiros e muito menos são compatíveis com o respeito recíproco que deve permear a relação de emprego

Juiz Adalberto Ellery Barreira Neto

“Os fatos em questão ofenderam a honra e a dignidade do reclamante, sendo que xingamento do nível ‘vai tomar no c…’, proferido em reunião, e brincadeira machista e de extremo mau gosto envolvendo o fato de a esposa do reclamante ter um filho de união anterior, na presença de colegas de trabalho, não são fatos corriqueiros e muito menos são compatíveis com o respeito recíproco que deve permear a relação de emprego”, afirmou o magistrado em trecho da decisão, informa o Portal dos Jornalistas.

Kaio Cezar X Sistema Verdes Mares e Grupo Globo

O Sistema Verdes Mares não foi o único a ser acionado judicialmente por Kaio Cezar. Na ação, o jornalista também cita o Grupo Globo. Na visão dele, a empresa teria se aproveitado da força de seu trabalho, além de, segundo ele, ter sido negligente na fiscalização de direitos. Como exemplo, citou a cobertura da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o alegado nos autos, o Grupo Globo pagava a TV Verdes Mares pela transmissão de jogos no SporTV e no Premier — verba que não seria devidamente repassada a Kaio Cezar e aos outros colaboradores da emissora.

O Sistema Verdes Mares de Comunicação e o Grupo Globo não comentaram a decisão favorável a Kaio Cezar, jornalista que atualmente comanda o seu próprio site sobre esportes, o Torcida K.

kaio cezar - reprodução tv verdes mares - globo - indenização por assédio e danos morais
O jornalista Kaio Cezar. (Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares)
Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

banner-portal-cse-semana-do-cliente-dino (1)

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata