COMUNICAÇÃO

Blog Formando Focas comemora 2º aniversário com palestras

blog formando focas - aniversário
(Imagem: Cadu Bazilevski/Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)

Para comemorar o segundo aniversário do blog Formando Focas, a jornalista e professora universitária Patrícia Paixão (responsável pela página) organizou, na tarde de sábado, 16, série de palestras aos seus seguidores, com parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de S.Paulo, localizado na região central de São Paulo.

O evento, realizado no auditório Vladimir Herzog (da entidade), contou com a presença de convidados como os jornalistas Andreia Meneguete (que foi editora de diversas revistas de Beleza, como a Glamour, e repórter freelancer da Vogue), Vitor Guedes (Agora São Paulo e Sport TV), Bruno Ribeiro (O Estado de São Paulo) e Aiana Freitas (Rádio BandNews). Estavam presentes, também, os professores universitários Eduardo Marcos e Tânia Trajano, da Universidade Paulista (Unip).

Com o intuito de ajudar estudantes que buscam futuro na área jornalística, os convidados deram algumas dicas, como a importância de dominar a língua portuguesa, produzir textos mesmo sem estar atuando no ramo, ser proativo e ter criatividade para futuros projetos. Tânia afirmou que o período de graduação é fundamental, uma vez que o currículo do jovem se inicia durante a faculdade. Eduardo Marcos ressaltou a importância de o aluno ter humildade e sempre assumir seus erros, aprendendo com eles.

blog formando focas - aniversário - patrícia paixão
A jornalista Patrícia Paixão, editora do blog Formando Focas.(Imagem: Cadu Bazilevski/Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)

Editora do blog que tem como público profissionais da comunicação em formação, Patrícia falou que uma das coisas mais importantes para conseguir o tão sonhado primeiro estágio é amar a profissão. “Aquele brilho no olhar é o que falta, é ele que os empregadores procuram”. O mesmo discurso foi dito por Tânia. “Essa paixão acaba fazendo com que o aluno seja mais persistente pelo estágio até que o consiga”.

Outra dica dada foi com relação à importância em compreender não somente a escrita, mas também a diagramação, edição de imagens e vídeos, entre outros, uma vez que as redações estão cada vez mais enxutas. “Hoje não é possível fazer uma única coisa [na redação], você precisa saber um pouco de tudo, escrever, utilizar Excel, edição de vídeos”, afirmou Ribeiro, que costuma realizar reportagens da área de jornalismo de dados.

Mais um ponto relevante citado foi sobre dominar as plataformas multimídia, que vêm crescendo cada vez mais com a tecnologia. Para os convidados, esse é o ponto crucial e também a vantagem que os jovens têm diante dos jornalistas mais antigos.

Os estagiários Daniele Amorim (revista Época), Vinícius Vieira de Oliveira (Sesc Jundiaí) e Wallace Leray (Sebrae) também compareceram na palestra para contar um pouco de suas trajetórias na profissão. Segundo eles, o mais importante é ter portfólio rico, produzindo materiais fora do ambiente acadêmico. Fazer cursos de aprimoramento na área é outro fator fundamental para conseguir estagiar, além de muita leitura e persistência. “Não desista, persista! Faça cursos, cubra eventos, crie seu blog jornalístico. Aproveite as oportunidades que tem”, declarou Vinícius.

Para finalizar o bate-papo, os jornalistas relataram o quanto amam suas profissões e as conquistas proporcionadas por elas. “É muito triste quem acorda cedo pensando somente nos dias cinco e vinte. Eu levanto feliz todos os dias para ir trabalhar”, confessou Andreia. “Sou muito grato ao que o jornalismo me proporcionou, grato por ter conhecido as pessoas que conheci”, admitiu Guedes.

Ribeiro disse que é muito legal saber que, de alguma forma, seu trabalho faz melhorar a vida das pessoas. Andreia ressaltou que, às vezes, o jornalista não precisa escrever matérias para impactar milhões de pessoas, se atingir uma única, já é maravilhoso.

***** ***** ***** ***** *****

Ketheleen Oliveira. Integrante do projeto Correspondente Universitário e estudante do 6º semestre do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco.

SOBRE O AUTOR

Correspondente Universitário

Correspondente Universitário

Projeto desenvolvido pelo Portal Comunique-se voltado à publicação de textos produzidos por estudantes de comunicação.

Participou de algum evento relacionado à comunicação social e deseja colaborar com o formato 'Correspondente Universitário'? Produza seu texto e envie o material para jornalismo@comunique-se.com.br - com o título do projeto no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas