COMUNICAÇÃO

Mais conscientes, mais seguros. Segurança digital para jornalistas

segurança - digital - jornalistas
(Imagem: Divulgação/Pixabay)

Para jornalistas que cobrem temas sensíveis na América Latina e no Caribe, a segurança digital é indispensável. No entanto, em recente pesquisa realizada entre os membros do IFEX-ALC, jornalistas da região relataram falta de conscientização e baixa adesão a práticas de segurança digital. A campanha da rede IFEX-ALC visa mudar esse quadro, melhorando a capacidade dos jornalistas de se proteger on-line com a utilização de ferramentas e práticas de segurança digital. Marina Walker, jornalista argentina e contribuidora do Panama Papers, oferece resumo de como melhorar sua segurança online no vídeo abaixo.

Proteção de Senhas

Criar senhas seguras com letras em caixa alta e baixa, números e símbolos, e trocar a senha frequentemente são precauções necessárias para todos os jornalistas, especialmente para aqueles que cobrem assuntos sensíveis. Para proteção extra, utilizar geradores de senhas que criam e armazenam senhas únicas também é recomendado. Tamoa Calzadilla, jornalista venezuelano da Univision Noticias, oferece conselhos sobre como melhorar sua segurança de senhas no vídeo abaixo.

Para mais informações sobre proteção de senhas, veja a seção “Senhas Seguras” da integrante da IFEX Karisma no Toolkit Gênios da Internet.

Segurança Móvel

Devido ao aumento do uso dos telefones celulares como meio de comunicação predominante, de e-mails a redes sociais e serviços bancários online, as práticas seguras são mais importantes que nunca para o uso de celulares por parte de jornalistas. Recomenda-se utilizar senha que inclua números, letras e símbolos para acessar seu telefone e aplicativos. Evite compartilhar informações confidenciais por chat e utilize aplicativos que sejam totalmente criptografados. Nazima Raghubir, jornalista guianesa da Insight Magazine/ Prime News, explica no vídeo abaixo como utilizar uma proteção eficiente de senhas para melhorar sua segurança digital.

Para mais informações sobre proteção de celulares, veja a seção Comunicação Criptografada da integrante da IFEX Karisma no Toolkit Gênios da Internet.

Proteção de Fontes

Devido aos riscos existentes para fontes de informação na América Latina e no Caribe, manter a confidencialidade e segurança em suas interações é imprescindível. Uma das melhores maneiras de fazer isso é contar com chaves PGP (Pretty Good Privacy, ou “privacidade muito boa”) para você e suas fontes. Essas chaves geram assinatura eletrônica entre você e sua fonte, permitindo a proteção de sua comunicação e a autenticação de documentos compartilhados. João Paulo Vicente, jornalista brasileiro da Vice News, comenta algumas das melhores práticas para proteger suas fontes no vídeo abaixo.

Advertisement

Para mais informações sobre PGP veja o Toolkit Jornalistas em Perigo da integrante da IFEX Canadian Journalists for Freedom of Expression.

Recursos Adicionais

Para mais informações sobre proteção de senhas, segurança móvel e proteção de fontes, incluímos abaixo diversos recursos de integrantes relevantes da IFEX-ALC e de outras organizações (note que alguns recursos estão disponíveis apenas em espanhol e/ou inglês).

Consejos de Seguridad Digital para Gestionar en Redes Sociales (Seguridaddigital.org).

Manual anti espías (Fundación para la Libertad de Prensa).

Amistosa Caja Anti Vigilancia (Derechos Digitales).

Iconográficos: ¿Cómo te espia tu gobierno? (Derechos Digitales).

Cinco preguntas: ¿Son seguras las contraseñas que estás usando? (Derechos Digitales).

Guía para mejorar tu seguridad en la red: fanzines (Karisma).

Videos: Guía para mejorar tu seguridad en la red (Karisma).

Journalists in Distress: Securing your Digital Life (Canadian Journalists for Freedom of Expression).

Digital Security for Freelancers (Rory Peck Trust).

Surveillance Self-Defense (Electronic Frontiers Foundation).

Digital Self-Defense for Journalists (Open News).

Security for Journalists: Part One (Source Open News).

Source Guide for Defending Accounts Against Common Attacks (Source Open News).

Como combater a vigilância online (Antivigilancia.org).

Os grandes stalkers da Web (Antivigilancia.org).

Segurança Digital: Boas Práticas para Jornalistas

Encontre neste documento uma lista de melhores práticas que você pode implementar desde já para melhorar a sua segurança online.

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se

2021

A segunda etapa de votação está aberta!