COMUNICAÇÃO

Mais conscientes, mais seguros. Segurança digital para jornalistas

segurança - digital - jornalistas
(Imagem: Divulgação/Pixabay)

Para jornalistas que cobrem temas sensíveis na América Latina e no Caribe, a segurança digital é indispensável. No entanto, em recente pesquisa realizada entre os membros do IFEX-ALC, jornalistas da região relataram falta de conscientização e baixa adesão a práticas de segurança digital. A campanha da rede IFEX-ALC visa mudar esse quadro, melhorando a capacidade dos jornalistas de se proteger on-line com a utilização de ferramentas e práticas de segurança digital. Marina Walker, jornalista argentina e contribuidora do Panama Papers, oferece resumo de como melhorar sua segurança online no vídeo abaixo.

Proteção de Senhas

Criar senhas seguras com letras em caixa alta e baixa, números e símbolos, e trocar a senha frequentemente são precauções necessárias para todos os jornalistas, especialmente para aqueles que cobrem assuntos sensíveis. Para proteção extra, utilizar geradores de senhas que criam e armazenam senhas únicas também é recomendado. Tamoa Calzadilla, jornalista venezuelano da Univision Noticias, oferece conselhos sobre como melhorar sua segurança de senhas no vídeo abaixo.

Para mais informações sobre proteção de senhas, veja a seção “Senhas Seguras” da integrante da IFEX Karisma no Toolkit Gênios da Internet.

Segurança Móvel

Devido ao aumento do uso dos telefones celulares como meio de comunicação predominante, de e-mails a redes sociais e serviços bancários online, as práticas seguras são mais importantes que nunca para o uso de celulares por parte de jornalistas. Recomenda-se utilizar senha que inclua números, letras e símbolos para acessar seu telefone e aplicativos. Evite compartilhar informações confidenciais por chat e utilize aplicativos que sejam totalmente criptografados. Nazima Raghubir, jornalista guianesa da Insight Magazine/ Prime News, explica no vídeo abaixo como utilizar uma proteção eficiente de senhas para melhorar sua segurança digital.

Para mais informações sobre proteção de celulares, veja a seção Comunicação Criptografada da integrante da IFEX Karisma no Toolkit Gênios da Internet.

Proteção de Fontes

Devido aos riscos existentes para fontes de informação na América Latina e no Caribe, manter a confidencialidade e segurança em suas interações é imprescindível. Uma das melhores maneiras de fazer isso é contar com chaves PGP (Pretty Good Privacy, ou “privacidade muito boa”) para você e suas fontes. Essas chaves geram assinatura eletrônica entre você e sua fonte, permitindo a proteção de sua comunicação e a autenticação de documentos compartilhados. João Paulo Vicente, jornalista brasileiro da Vice News, comenta algumas das melhores práticas para proteger suas fontes no vídeo abaixo.

Para mais informações sobre PGP veja o Toolkit Jornalistas em Perigo da integrante da IFEX Canadian Journalists for Freedom of Expression.

Recursos Adicionais

Para mais informações sobre proteção de senhas, segurança móvel e proteção de fontes, incluímos abaixo diversos recursos de integrantes relevantes da IFEX-ALC e de outras organizações (note que alguns recursos estão disponíveis apenas em espanhol e/ou inglês).

Consejos de Seguridad Digital para Gestionar en Redes Sociales (Seguridaddigital.org).

Manual anti espías (Fundación para la Libertad de Prensa).

Amistosa Caja Anti Vigilancia (Derechos Digitales).

Iconográficos: ¿Cómo te espia tu gobierno? (Derechos Digitales).

Cinco preguntas: ¿Son seguras las contraseñas que estás usando? (Derechos Digitales).

Guía para mejorar tu seguridad en la red: fanzines (Karisma).

Videos: Guía para mejorar tu seguridad en la red (Karisma).

Journalists in Distress: Securing your Digital Life (Canadian Journalists for Freedom of Expression).

Digital Security for Freelancers (Rory Peck Trust).

Surveillance Self-Defense (Electronic Frontiers Foundation).

Digital Self-Defense for Journalists (Open News).

Security for Journalists: Part One (Source Open News).

Source Guide for Defending Accounts Against Common Attacks (Source Open News).

Como combater a vigilância online (Antivigilancia.org).

Os grandes stalkers da Web (Antivigilancia.org).

Segurança Digital: Boas Práticas para Jornalistas

Encontre neste documento uma lista de melhores práticas que você pode implementar desde já para melhorar a sua segurança online.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR