Portal Comunique-se

Bolsonaro “afronta a verdade”, afirma ‘Jornal Nacional’

editorial do jornal nacional - william bonner - renata vasconcellos - jair bolsonaro - vacinação
Bonner durante leitura de editorial com críticas ao presidente Bolsonaro. (Imagem: reprodução/Twitter/Globo)

Noticiário da Rede Globo marca posição a respeito de opinião do presidente sobre a vacinação infantil

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

A edição desta quinta-feira, 6, do ‘Jornal Nacional’, telejornal da Rede Globo de Televisão e o mais assistido no Brasil, serviu para a exposição de posicionamento contra a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a respeito da vacinação infantil. De acordo com o editorial do noticiário, o presidente “afronta a verdade” ao tentar pôr em xeque a eficácia de imunizantes contra a Covid-19 para o público de cinco a 11 anos de idade.

Leia mais:

Em mais de dois minutos, os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos se revezam na leitura do texto que rebate declarações de Bolsonaro sobre o tema. Horas antes, o presidente, que já garantiu (mais de uma vez) se opor à vacinação de sua filha, Laura, de 11 anos, voltou a criticar a aplicação de doses da vacina contra o novo coronavírus em crianças — hoje, com a ajuda de um militar, ele falou, sem dados, sobre risco de problemas cardíacos.

Ele insistiu em atacar as vacinas — Renata Vasconcellos

“A declarações do presidente Bolsonaro sobre as mortes de crianças por Covid afrontam a verdade e desrespeitam o luto de milhares de brasileiros, parentes e amigos das mais de 300 vítimas de cinco a 11 anos”, afirmou Bonner. “Como se não bastasse, hoje ele insistiu em atacar as vacinas”, pontuou Renata.

Além disso, o editorial do ‘Jornal Nacional’ afirmou que Bolsonaro…

  1. Desrespeita os técnicos da Anvisa;
  2. Não tem respeitado a lei que rege as atribuições da Anvisa;
  3. Ameaça divulgar os nomes dos integrantes da agência que defendem a vacinação infantil;
  4. Vai contra ao menos um artigo da Constituição Federal (que ele, como presidente da República, jurou respeitar);
  5. Retardou a decisão sobre a vacinação contra a Covid-19 para crianças;
  6. Convocou uma consulta pública “estapafúrdia”.

“O presidente Jair Bolsonaro é responsável pelo que diz, pelo que faz. Espera-se que também venha a ser responsável por todas as consequências daquilo que faz e diz”, completou Bonner — que além de âncora é editor-chefe do ‘Jornal Nacional’, programa sob o guarda-chuva da direção de Ali Kamel.

‘Jornal Nacional’ X Bolsonaro nas redes sociais

A partir do editorial, termos relacionados ao mandatário do país e ao telejornal global passaram a movimentar as redes sociais, sobretudo o Twitter. Entre críticas e elogios à postura adotada pelo ‘JN’ e a Globo, “Bonner” e “#JornalNacional” entraram para a lista de assuntos mais comentados do país entre usuários da rede de microblogs, segundo registros da plataforma Trends24. O tema, aliás, movimentou postagens de jornalistas.

Compartilhe
1
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner