PAUTAS & NOTAS

Brasileira cria site de notícias sobre o Uruguai

arriba negrita - Gabriela Chabatura - Uruguai
(Imagem: divulgação)

Desde o começo do ano, a jornalista brasileira Gabriela Chabatura conduz o site Arriba Negrita. Página traz informações e apresenta produtos relacionados ao Uruguai

Aos 27 anos, a jornalista brasileira Gabriela Chabatura decidiu empreender em 2019. Em fevereiro, ela colocou no ar o site Arriba Negrita. Além de conteúdo, o projeto conta com loja virtual. O e-commerce oferece produtos relacionados à cultura uruguaia, como a cerveja Norteña e o Alfajor Negro.

A ligação de Gabriela Chabatura com o Uruguai começou em 2017. Na ocasião, a jornalista deixou sua cidade natal, São Paulo, e rumou para o país vizinho. De volta ao Brasil após sete meses em Montevidéu, ela se apaixonou pela pátria do escritor Eduardo Galeano.

“O lançamento do site é a realização de um sonho. Foi a maneira que encontrei de me sentir próxima do país que me acolheu, além de ajudar no desenvolvimento dele apesar da distância de 1.937 quilômetros. A maioria das pessoas não faz ideia o quanto o Uruguai é rico culturalmente e preserva com orgulho a sua história. Por isso, o meu objetivo com o Arriba Negrita é mostrar que é possível viajar para o Uruguai, fugir do roteiro turistão e ainda mudar a própria visão sobre a vida”, comenta a jornalista.

Antes do Arriba Negrita

À frente do Arriba Negrita, Gabriela Chabatura segue exercendo a profissão que ama. Bacharel em comunicação social e com pós em administração e marketing esportivo, ela tem bagagem na imprensa — sobretudo a esportiva. Desde 2011, passou por veículos como Rádio Bandeirantes, Lance, iG, Diário de São Paulo e Globoesporte.com. No momento, concilia o desafio de empreender no jornalismo online com a responsabilidade de ser assistente de conteúdo na Jackpotjoy Group e assessora de imprensa na Futpress.

Leia mais – ‘Pautas & Notas’:

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se